O primeiro dia da XVI Convenção Schultz, evento de Turismo que acontecerá entre os dias 17 e 21 de março, no Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio (AL), encerrou com uma reflexão sobre o papel do Turismo no mundo. No bate-papo sob o tema “Turismo por um Mundo Melhor”, Luis Garcia, fundador da Europamundo, questionou conceitos muito difundidos pelo setor, como sustentabilidade, excelência e qualidade, além de propagar sua visão humanista sobre os impactos positivos do Turismo em diversos aspectos da vida humana e o planeta Terra como um todo.

“Acreditem, o Turismo é a atividade econômica que mais contribui para fazer da Terra um mundo melhor. É a indústria da felicidade, da paz, da tolerância, da convivência, da educação, do crescimento do ser humano. Creio que todos vocês (agentes de viagens) deveriam ter orgulho de fazer parte do grupo de pessoas que fazem o mundo melhor. Deveriam ter orgulho de trabalhar para o Turismo”, começa Garcia. “São mais que palavras, as pessoas precisam sonhar, conhecer e visitar. O Turismo proporciona tudo isso”.

O executivo fez questão de rediscutir as definições de diversos termos difundidos no mercado e no setor de Turismo. Entre eles, a Liderança, que não se traduz em mandar, mas inspirar e plantar a semente de um mundo melhor; a Excelência, que deveria definir uma atuação que pensa nos demais; e o Lucro, que não deveria ser um elemento apenas econômico, mas social, como o desenvolvimento do respeito mútuo e o crescimento pessoal.

Para resumir sua visão sobre os conceitos, Garcia cita uma reflexão do Papa Francisco: “A vida é boa quando estamos felizes, mas é melhor ainda quando os outros estão felizes por nossa causa”. “Existe maior satisfação do que um cliente comentando que está muito feliz e agradecido com a viagem que você ajudou a propiciar? Não existe maior satisfação que fazer o bem para os demais. É nossa missão enquanto profissionais do Turismo, vender o mundo e torná-lo mais respeitoso e tolerante”, afirma o fundador da Europamundo.

O executivo destaca ainda a contribuição do setor para a saúde, ao gerar felicidade, alimentar sonhos e proporcionar bem-estar, e para a educação, ao oferecer a oportunidade de aprendizado de vida para todos, pois quando se está viajando, está conhecendo e aprendendo sobre o mundo. “Quanto à desigualdade social, o Turismo é o setor que mais contribui para a distribuição de riquezas, ao consolidar uma vasta cadeia de pequenas empresas gerando empregos. O Turismo também preserva monumentos e resquícios arqueológicos, além de conscientizar os visitantes sobre a fauna e flora, terrestre e marinha”, continua Garcia.

O Turismo torna o mundo mais tolerante, pois permite as pessoas terem menos medo do diferente, aponta Garcia. “Um viajante sempre será um defensor da Paz. Sempre que uma bomba cai, diversos elementos históricos e culturais são perdidos, assim como aconteceu no Irã, Iraque, Síria e muitos outros países, tudo por interesses econômicos. ‘Estamos fazendo isso pela Paz e pela Liberade’, dizem eles. É tudo mentira! Só os interesses econômicos ditam as regras”, pontua o executivo.

A grande pergunta, segundo Garcia, não é se o Turismo é sustentável, mas se o mundo é sustentável sem o Turismo. “É comum dizerem que o Turismo está contribuindo com o aquecimento global, pois emitimos CO2 e não é uma atividade fundamental. De fato, temos que proteger a mãe-natureza, fazer tudo que pudermos para conservar o nosso planeta. Enquanto estão indo atrás disso agora, apontando o dedo para o Turismo, a Europamundo está a mais de 10 anos compensando carbono”, relembra.

Por fim, Garcia discutiu sobre alguns dos desafios do Turismo, como a massificação. “A solução apresentada para este problema é o dito ‘Turismo de qualidade’, como sendo aquele que atrai turistas que tem mais recursos e gastam mais, excluindo uma enorme parcela da população. Isso não é Turismo de Qualidade, muito menos sustentabilidade. Todos os seus clientes tem muito alta qualidade, em especial aqueles que estão interessados em conhecer a cultura dos destinos. Precisamos valorizar e difundir o Turismo de Valores, que faz bem aos outros e ao mundo como um todo”, completa.

A viagem da redação do Brasilturis Jornal para o evento foi segurada pela Vital Card.