No mundo pós-pandemia, as viagens e eventos corporativos retomaram seu lugar como oportunidades valiosas de conexão, trocas de ideias e fechamento de negócios. No entanto, viajar a trabalho pode ser desafiador e até estressante, destacando a importância de garantir a satisfação dos viajantes corporativos e proporcionar experiências positivas durante suas jornadas.

Segundo Edson Gonçalves, Cofundador e VP de Produto da Paytrack, empresa especializada em gestão de despesas e viagens corporativas, a felicidade do viajante corporativo é crucial para o sucesso da empresa. “Funcionários satisfeitos tendem a ser mais produtivos e engajados, o que impacta positivamente nos resultados financeiros e na reputação da companhia”, ressalta Gonçalves. “Além disso, a satisfação dos viajantes corporativos pode influenciar diretamente na retenção de talentos, uma vez que os profissionais valorizam organizações que se preocupam com seu bem-estar e oferecem experiências de trabalho positivas.”

Para garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores durante as viagens corporativas, algumas medidas podem ser adotadas:

Tenha políticas de viagem claras: Implemente políticas de viagem transparentes e claras, estabelecendo diretrizes sobre hospedagem, transporte e despesas reembolsáveis. Isso facilita a vida do colaborador e demonstra preocupação com seu conforto.

Priorize tranquilidade e segurança: Os viajantes corporativos esperam tranquilidade e segurança durante suas jornadas. Priorize medidas que garantam o conforto dos colaboradores, como oferecer seguro de viagem abrangente e fornecer informações detalhadas sobre destinos e procedimentos de segurança.

Tenha um programa de fidelidade para viagens corporativas: Adote um programa de fidelidade que ofereça benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Isso pode incluir acumular milhas ou pontos por meio de viagens a trabalho, resultando em descontos e outras vantagens.

Equilibre liberdade e controle: Encontre o equilíbrio entre a liberdade do viajante para personalizar sua experiência e o controle necessário para garantir conformidade com as políticas da empresa. Ofereça opções dentro de um quadro pré-determinado, permitindo que os viajantes tenham controle sobre sua experiência dentro das diretrizes da organização.