O Destino Floripa & Região será agraciado com a Medalha Virgílio Várzea, a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de Vereadores da Capital de Florianópolis, em comemoração ao aniversário de 351 anos da cidade. A honraria será entregue em uma solenidade na sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), nesta quinta-feira (21/3), às 19h, e será recebida pelo presidente do Destino Floripa, Mario Costa Junior.

Para Costa Junior, receber essa medalha é um reconhecimento da relevância do trabalho realizado ao longo de 20 anos no desenvolvimento do turismo na região. “É muito especial para mim, com formação como guia de turismo, receber esse reconhecimento em nome da entidade que atua como divulgadora da cidade”, afirma o presidente.

A justificativa da proposição, apresentada pela vereadora Manu Vieira e tornada lei pelo Legislativo municipal, destaca o trabalho do Destino Floripa na atração de visitantes e na realização de eventos, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento socioeconômico da região metropolitana de Florianópolis. Segundo o documento, essa movimentação impulsiona a economia local, gerando empregos diretos e indiretos, além de promover a cultura e a identidade da região.

Dados da Santur revelam a significativa contribuição do turismo para a arrecadação de impostos em Florianópolis, destacando que a cidade arrecadou o dobro do imposto contabilizado por Balneário Camboriú, outro destino turístico altamente procurado. Essa arrecadação é impulsionada pela movimentação turística na região.

Nos últimos meses, o Destino Floripa captou 10 grandes eventos para 2024 e 2025, participou da abertura de novas rotas de voos entre Florianópolis e destinos do Mercosul, e internacionalizou suas ações, marcando presença em todas as principais feiras de turismo do mundo. Além disso, realizou sete press trips com jornalistas e influenciadores nacionais e internacionais, focadas nas potencialidades da região em diversos segmentos turísticos.