O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), realizou na última quarta-feira (20) o II Seminário Nacional Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo). O evento foi a oportunidade para gestores, representantes do trade turístico e agentes financeiros debaterem sobre ações de promoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados. Recentemente, o MTur também investiu R$380 milhões em obras de infraestrutura turísticas em 2023.

Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, abriu o evento e destacou os objetivos para 2024 com o Fundo. “É uma determinação do ministro Celso Sabino fazer com que o Novo Fungetur, esse recurso disponível, possa chegar mais rápido à ponta e de forma mais desburocratizada. Este ano, a nossa meta é que possamos fazer com que todos tenham acesso, utilizando 100% do limite disponível do Fundo”, pontuou.

Para promover a integração entre agentes financeiros de todo o país, o evento reuniu representantes de instituições credenciadas a conceder financiamentos do Fungetur, representantes do governo federal, do trade turístico e do Sebrae que discutiram, ainda, as perspectivas de futuro para o turismo no país.

Viviane de Faria, diretora do Departamento de Investimentos, Crédito, Parceria e Concessões no Turismo, do MTur, falou sobre a expectativa do Novo Fundo. “As perspectivas para este ano são ótimas para o setor do turismo. Os empresários do trade turístico são privilegiados com as condições das linhas de crédito do Novo Fungetur, um instrumento muito importante para alavancarem os negócios de turismo, sendo um agente transformador do setor”.

Operada com verbas do MTur, a linha de crédito ofertada pelo Fungetur permite que donos de pousadas, bares e restaurantes, entre outros, inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), tenham crédito para melhorar os seus negócios. São condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.

Encerrando a primeira parte do evento, Ana Carla Lopes, secretária Executiva do MTur, ressaltou o momento atual da política pública do Ministério do Turismo. “O turismo muitas vezes foi deixado de lado, e nessa gestão estamos trazendo o Novo Fungetur, com uma nova cara, com uma nova atratividade e nós temos que levar isso a todo o Brasil, porque assim conseguiremos atrair investimentos. Estamos trazendo mais eventos internacionais para o país, como o G20 e a COP30. Com isso a gente também dá um outro olhar para o turismo. E eu convido todos vocês a participarem dessa nova narrativa, não só de potencial econômico, mas de uma narrativa de um Brasil mais inclusivo”, concluiu.

Para mais informações sobre o seminário e sobre como acessar o fundo, acesse o site do MTur.