Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21), e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), comemorado no dia 2 de abril, o Valparaíso Adventure Park oferece acesso gratuito durante todo o ano para pessoas com síndrome de Down e TEA.

“Nosso compromisso é com toda a população e, por conta disso, nós capacitamos nossos funcionários anualmente para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Não usamos a gratuidade apenas em datas comemorativas, mas sim durante o ano todo. Neste ano, faremos a reciclagem do curso ‘Amigo do Autista’ devido à chegada de novos funcionários, e continuaremos com nosso comprometimento”, afirmou Pablo Madeira, diretor Administrativo do Valparaíso Adventure Park.

Essa iniciativa vai além do acesso, buscando promover a conscientização e garantir a cidadania desses grupos em parques e atrações turísticas. Além disso, o parque é único no país a oferecer gratuidade para pessoas com TEA, permitindo dois acompanhantes. O Valparaíso é um dos 20 empreendimentos do Brasil a participar da semana comemorativa ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, oficialmente celebrada no dia 3 de dezembro.

Com um compromisso com a inclusão, o Valparaíso Adventure Park possui atualmente 50% dos seus funcionários capacitados para atender às pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. Esses profissionais certificados recebem o selo “Amigo do Autista”, destacando a preocupação do parque com a inclusão e o acolhimento de todos os visitantes.

Neste ano acontecerá a 14ª edição e o parque permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida visitem gratuitamente parques e atrações com acompanhantes, além de realizar atividades adaptadas.