Fila de espera do visto americano cai para dois meses

O tempo de espera para agendar a entrevista do visto americano de turismo chegou a 66,4 dias na quarta semana de março, considerando a média dos cinco postos diplomáticos dos EUA que emitem o documento no país. No mesmo período de 2023, por exemplo, o tempo médio de espera era de 447 dias – o equivalente a 15 meses. De lá para cá, a Embaixada dos EUA contratou novos funcionários e ampliou a capacidade de atendimento ao público para dar conta da demanda e do acúmulo de pedidos criado durante a pandemia.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela assessoria de imigração Viva América, que desde novembro de 2022 monitora as atualizações semanais do Departamento de Estado americano para identificar a evolução da fila de espera na emissão do visto de turismo (B1/B2) para os brasileiros.

visto americano
Foto: Divulgação

O Brasil é o terceiro país que mais recebeu vistos americanos em 2023 (1,15 milhão), ficando atrás apenas do México (2,5 milhões) e da Índia (1,4 milhão). Em geral, o visto de turismo responde por cerca de 95% do total de emissões para brasileiros. Atualmente, o consulado da cidade do Rio de Janeiro é o posto diplomático dos EUA com a maior fila de espera: 193 dias, seguido por São Paulo (57), Recife (23 dias), Porto Alegre (15) e Brasília (14).

visto americana
Foto: Divulgação

“Em 2023, São Paulo chegou a registrar 632 dias de fila, que era uma das maiores do mundo. No entanto, o investimento da Embaixada começou a surtir efeito a partir do segundo semestre e agora temos um tempo já normalizado”, destaca Rodrigo Costa, CEO do Viva América. Historicamente, o consulado paulista é terceiro que mais emite vistos no mundo, atrás apenas dos de Monterrey e da Cidade do México.

O executivo do Viva América ressalta ainda que a fila do visto americano é volátil, variando ao longo das semanas de acordo com diversos fatores, como feriados, férias e licenças dos funcionários consulares e aumentos repentinos na demanda. No começo de março por exemplo, eram 134 dias em média de espera.

“Nossa expectativa é de que, ao longo de 2024, a fila para a emissão do visto B1/B2 flutue em torno de 30 a 60 dias, podendo aumentar um pouco mais em períodos de maior pico. Até porque a Embaixada já conseguiu dar conta dos pedidos acumulados da pandemia e agora vai lidar apenas o volume normal de solicitações”, diz Costa.

Últimas notícias

Aspectos legais do turismo na Expo Paraná: especialista alerta agências para riscos

Durante a 29ª edição da Expo Turismo Paraná, o...

Azul Viagens leva vencedores da campanha ‘Agente Tá On’ a Curaçao

Como forma de celebrar o desempenho dos agentes de...

Walt Disney World recebe segunda edição do LatAm Influencer Challenge

O Walt Disney World Resort, na Flórida, sediará a...

Expo Turismo Paraná: o papel consultivo das agências na venda de passagens

Durante a 29ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada...

Corporativo com valor agregado

Luana Nogueira está à frente da Alagev como diretora...

Tópicos

Walt Disney World recebe segunda edição do LatAm Influencer Challenge

O Walt Disney World Resort, na Flórida, sediará a...

Expo Turismo Paraná: o papel consultivo das agências na venda de passagens

Durante a 29ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada...

Corporativo com valor agregado

Luana Nogueira está à frente da Alagev como diretora...

Leandro Pimenta segue como embaixador da Alagev e se destaca no programa

Leandro Pimenta, CEO da tg.mob, empresa especializada em mobilidade...

A força da Flórida

Realizado em Ocala, o Florida Huddle 2025 consolidou-se como...

GTA apresenta novidades na Expo Turismo Paraná e prevê crescimento de 15%

A GTA Seguros aproveitou sua participação na 29ª edição...
spot_img

Relacionados