Neste sábado (22), a Azul celebrou quatro anos de operação do seu hangar no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Durante esse período, o espaço se estabeleceu como referência em manutenção com uma capacidade produtiva se aproximando de 45 mil horas por mês. Desde a inauguração, foram realizados 104 heavy checks, que são manutenções de alta complexidade, além de 469 paradas especiais e checks menores, executadas 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Nos últimos quatro anos, nosso hangar VCP não apenas se consolidou como um centro de excelência em manutenção, mas também como um símbolo do compromisso da Azul com a segurança, eficiência e inovação. A cada heavy check, paradas especiais e checks menores, nossa equipe demonstra sua habilidade e paixão por levar os clientes mais longe. Este aniversário marca o crescimento, a aprendizagem e o sucesso contínuo que experimentamos. Como presente, o hangar VCP e Pampulha receberam a certificação European Union Aviation Safety Agency (Easa) para serviços em aeronaves e oficinas. Isso nos enche de orgulho. Estamos ansiosos para os próximos anos de operações, onde continuaremos a elevar os padrões no Brasil e no mundo”, afirmou Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.

Para manter a estrutura em funcionamento, o hangar em VCP emprega 650 tripulantes, como são chamados todos os profissionais que atuam na Azul. Desses, 430 trabalham diretamente na manutenção de aeronaves, enquanto o restante integram as equipes de apoio, incluindo infraestrutura, segurança, publicações, GSE, ferramentaria, almoxarifado, melhoria contínua, qualidade, segurança do trabalho, sustentabilidade, redelivery, engenharia e planejamento.

Além das atividades de manutenção, o complexo dispõe de um pátio de manobras, áreas de abastecimento, lavagem de aeronaves e 13 oficinas especializadas, incluindo as de motores, baterias, oxigênio e equipamentos de emergência, desenvolvidas ao longo desses quatro anos. Neste período foram liberadas da oficina de rodas e freios mais de 13.627 rodas e 1.209 freios. Além disso, o hangar passou a ser um centro de inovação, onde as novas ideias geradas pelos tripulantes são estruturadas para posterior implantação.

A certificação da Easa atende companhias da União Europeia em serviços de manutenção de aeronaves e componentes. A aprovação, que tem validade de dois anos com possibilidade de renovação, reforça o conhecimento operacional e know-how técnico da Azul, especialmente no hangar de Campinas.