Durante o período de 26 de junho a 2 de julho, a Azul, companhia aérea brasileira, está oferecendo 150 voos adicionais para Parintins, no Amazonas, em apoio ao renomado Festival Folclórico da cidade. Este evento, que atrai multidões para o Bumbódromo, palco de um dos maiores espetáculos folclóricos do Brasil, acontece entre os dias 28 e 30 de junho. A Azul, que neste ano é a patrocinadora e a transportadora oficial do festival, duplicou sua oferta de assentos em relação ao ano anterior, aumentando de 9.020 para 18.076 lugares.

Parintins, localizada na ilha do Amazonas, é acessível apenas por meios fluviais ou aéreos. Enquanto a viagem de barco pode levar até 18 horas a partir de Manaus, o transporte aéreo reduz drasticamente o tempo de viagem para menos de uma hora, proporcionando mais conforto e conveniência aos passageiros que desejam desfrutar do Festival.

O trecho entre Manaus e Parintins, conhecido como a rota do boi, terá uma média de 6 voos extras nos dias 26/06, 27/06 e 02/07, e uma média de 14 voos nos demais dias, considerando voos regulares, extras e fretados. Esses números superam até mesmo o fluxo da rota aérea mais movimentada da Azul, a ponte aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas), que conta com 13 decolagens diárias.

Para Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul, esse reforço na oferta de voos é fundamental para promover o Festival e impulsionar o turismo e o comércio na região. “É um evento que mostra nossa brasilidade e a cultura amazonense para o exterior, por isso estamos dobrando a oferta de assentos, pois sabemos que é uma rota cuja procura aumenta a cada ano. Como patrocinadores oficiais do Festival, temos o compromisso de oferecer a melhor conectividade para a região, com a maior malha aérea do país, o que facilitará a chegada de mais turistas, além da melhor experiência aos nossos clientes”, revela Silva.

Além dos voos partindo de Manaus, a Azul também oferecerá voos de Tefé (AM), Tabatinga (AM), Belém (PA) e Santarém (PA) para Parintins. Para reforçar ainda mais a conectividade, a companhia terá voos extras de Macapá (AP) e Belo Horizonte (MG) para Manaus. A maioria dos voos será operada com aeronaves Embraer E1, com capacidade para 118 passageiros, mas algumas rotas curtas poderão ser realizadas com ATR, enquanto as mais longas serão operadas com Airbus A320. As vendas já estão disponíveis no site da Azul, na Central de Vendas ou nas agências de viagens parceiras.

O Festival de Parintins é um dos maiores do país, atraindo milhares de espectadores de diferentes partes do Brasil e do mundo para o Bumbódromo. Os Bois Caprichoso e Garantido, com mais de um século de tradição cada, são os protagonistas deste evento vibrante e emocionante, que combina danças, músicas e representações folclóricas únicas. Mais do que uma competição, o festival é uma celebração da cultura local, explorando lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos, proporcionando uma experiência cultural autêntica e enriquecedora para todos os participantes.