BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Nove em cada dez turistas visitam o Rio a lazer, férias e Carnaval

Uma recente sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) trouxe à luz dados impressionantes sobre o turismo no Rio de Janeiro durante o período de Carnaval. O estudo, que contou com a participação de 1.400 turistas estrangeiros e brasileiros entre os dias 05 e 19 de fevereiro, revelou que 91,8% dos visitantes escolheram o Rio como destino para lazer, férias e, principalmente, para celebrar o Carnaval, que se destaca como a maior festa popular do país, atraindo 30,2% desse público.

Dos entrevistados, 58,1% já haviam visitado o Rio anteriormente, enquanto 49,1% estavam na cidade pela primeira vez. Surpreendentemente, 27,7% dos turistas que já haviam estado no Rio afirmaram ter visitado a cidade mais de dez vezes.

Em termos de movimentação financeira, o impacto direto na economia do estado do Rio com gastos relacionados a hospedagens, restaurantes, entretenimento e compras foi estimado em R$ 2,35 bilhões. Já a movimentação financeira total de turistas brasileiros e estrangeiros nos setores relacionados ao turismo atingiu a marca de R$ 6 bilhões.

A pesquisa também abordou a percepção dos turistas em relação aos custos no Rio. Enquanto 12,4% consideraram o destino barato ou muito barato, 40,3% o classificaram como caro ou muito caro, sendo que 47,4% não o avaliaram nem como caro nem como barato.

Os dados também revelam a diversidade de origens dos turistas que visitam o Rio durante o Carnaval. Entre os estrangeiros, os argentinos lideram com 16,3%, seguidos pelos norte-americanos com 13,1% e chilenos com 12,5%. Do total de turistas estrangeiros, 55,5% são das Américas e 38,8% da Europa, com franceses, ingleses e portugueses liderando as visitas durante o período carnavalesco.

Já entre os turistas brasileiros, os paulistas representam a maioria, com 25,3%, seguidos pelos mineiros com 20% e gaúchos com 13,3%.

Em relação às atrações turísticas, o Cristo Redentor foi o ponto mais visitado (62,6%), seguido pelo Pão de Açúcar (48%) e praias (18,6%). O Sambódromo da Marquês de Sapucaí atraiu 14,9% dos entrevistados, enquanto o Maracanã foi mencionado por 9,4%.

A pesquisa também avaliou a experiência dos turistas em relação aos serviços oferecidos no Rio. A maioria dos entrevistados demonstrou satisfação com a diversidade, disponibilidade e qualidade do comércio (81,7%), a qualidade dos serviços nos alojamentos e acomodações (85,5%), a gastronomia (84,4%), a hospitalidade (87,4%) e as ofertas culturais (88,5%).

Em relação à sustentabilidade, 74,4% dos entrevistados consideram importante ter opções de hotéis sustentáveis, e 64,5% estariam dispostos a pagar mais por esse tipo de acomodação. Além disso, 88,9% dos turistas afirmaram consumir produtos típicos de fornecedores locais.

No que diz respeito à segurança pública, 59,3% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência no Rio durante o Carnaval, enquanto 16,9% demonstraram insatisfação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Falhas na configuração de voo são...

Investigadores apontam que flaps e trem de pouso podem ter comprometido decolagem do Boeing 787 Dreamliner, que matou 241 pessoas na Índia

Kannak se apresenta ao Brasil com...

Operadora espanhola oficializa entrada no mercado brasileiro em evento no rooftop da Befly e anuncia pacotes exclusivos com foco em roteiros personalizados e destinos emergentes

Iberia celebra 75 anos no Brasil...

Com estreia de voos para Recife e Fortaleza, companhia terá quatro destinos no país e registra maior oferta de assentos da história

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS