BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Nove em cada dez turistas visitam o Rio a lazer, férias e Carnaval

Uma recente sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) trouxe à luz dados impressionantes sobre o turismo no Rio de Janeiro durante o período de Carnaval. O estudo, que contou com a participação de 1.400 turistas estrangeiros e brasileiros entre os dias 05 e 19 de fevereiro, revelou que 91,8% dos visitantes escolheram o Rio como destino para lazer, férias e, principalmente, para celebrar o Carnaval, que se destaca como a maior festa popular do país, atraindo 30,2% desse público.

Dos entrevistados, 58,1% já haviam visitado o Rio anteriormente, enquanto 49,1% estavam na cidade pela primeira vez. Surpreendentemente, 27,7% dos turistas que já haviam estado no Rio afirmaram ter visitado a cidade mais de dez vezes.

Em termos de movimentação financeira, o impacto direto na economia do estado do Rio com gastos relacionados a hospedagens, restaurantes, entretenimento e compras foi estimado em R$ 2,35 bilhões. Já a movimentação financeira total de turistas brasileiros e estrangeiros nos setores relacionados ao turismo atingiu a marca de R$ 6 bilhões.

A pesquisa também abordou a percepção dos turistas em relação aos custos no Rio. Enquanto 12,4% consideraram o destino barato ou muito barato, 40,3% o classificaram como caro ou muito caro, sendo que 47,4% não o avaliaram nem como caro nem como barato.

Os dados também revelam a diversidade de origens dos turistas que visitam o Rio durante o Carnaval. Entre os estrangeiros, os argentinos lideram com 16,3%, seguidos pelos norte-americanos com 13,1% e chilenos com 12,5%. Do total de turistas estrangeiros, 55,5% são das Américas e 38,8% da Europa, com franceses, ingleses e portugueses liderando as visitas durante o período carnavalesco.

Já entre os turistas brasileiros, os paulistas representam a maioria, com 25,3%, seguidos pelos mineiros com 20% e gaúchos com 13,3%.

Em relação às atrações turísticas, o Cristo Redentor foi o ponto mais visitado (62,6%), seguido pelo Pão de Açúcar (48%) e praias (18,6%). O Sambódromo da Marquês de Sapucaí atraiu 14,9% dos entrevistados, enquanto o Maracanã foi mencionado por 9,4%.

A pesquisa também avaliou a experiência dos turistas em relação aos serviços oferecidos no Rio. A maioria dos entrevistados demonstrou satisfação com a diversidade, disponibilidade e qualidade do comércio (81,7%), a qualidade dos serviços nos alojamentos e acomodações (85,5%), a gastronomia (84,4%), a hospitalidade (87,4%) e as ofertas culturais (88,5%).

Em relação à sustentabilidade, 74,4% dos entrevistados consideram importante ter opções de hotéis sustentáveis, e 64,5% estariam dispostos a pagar mais por esse tipo de acomodação. Além disso, 88,9% dos turistas afirmaram consumir produtos típicos de fornecedores locais.

No que diz respeito à segurança pública, 59,3% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência no Rio durante o Carnaval, enquanto 16,9% demonstraram insatisfação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS