A cidade de Uberaba, localizada no Triângulo Mineiro, acaba de receber um importante reconhecimento internacional: o título de Geoparque Mundial concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Este prestigioso reconhecimento destaca a relevância internacional da cidade, baseando-se em princípios de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Uberaba torna-se assim o sexto município brasileiro a conquistar essa honra, juntando-se a Araripe (entre CE, PE e PI), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (SC e RS), Caçapa do Sul (RS) e Quarta Colônia (RS), num total de 213 geoparques em 48 países ao redor do mundo.

A proposta que garantiu a Uberaba o título de Geoparque Mundial foi denominada de “Terra de Gigantes”, destacando três pilares fundamentais: o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial, a capital mundial do zebu e a terra dos dinossauros no Brasil, este último reconhecimento devido aos importantes trabalhos paleontológicos realizados no bairro rural de Peirópolis.

Fabiana Oliveira, coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, comentou sobre os benefícios que esse título trará para Uberaba e para o estado de Minas Gerais, “A chancela internacional da Unesco permite que esses geoparques se destaquem como territórios de desenvolvimento sustentável, além de se tornarem produtos turísticos de destaque internacional. Com isso, o Brasil aumenta sua competitividade e visibilidade nesse tipo de turismo.”

Os geoparques não se limitam apenas à questão geológica, mas visam ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. Essa certificação reforça a presença de espaços com diversas opções de turismo, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios.

O título concedido pela Unesco tem validade de quatro anos, sendo reavaliado ao final desse período. Para estimular projetos de geoparques no Brasil, o Ministério do Turismo disponibiliza o “Manual de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Geoparques no Brasil”, que orienta ações de investimento, marketing e promoção para este nicho de mercado.