A Emirates iniciou o uso de SAF neste mês no aeroporto Schiphol de Amsterdã, conforme seu acordo de combustível com a Neste. A parceria prevê o fornecimento de mais de 2 milhões de galões de SAF misturado ao sistema de abastecimento do aeroporto ao longo de 2024.

A companhia aérea acompanhará a entrega de SAF aos sistemas de abastecimento e os benefícios ambientais usando metodologias contábeis padronizadas da indústria. Esta parceria representa um dos maiores volumes de SAF adquiridos pela Emirates até o momento.

“A colaboração de parceiros comprometidos como a Neste é uma das medidas práticas que tomamos para reduzir nossas emissões, representando um marco muito importante da nossa própria jornada de sustentabilidade como companhia aérea. Parcerias fortes como esta, particularmente nos principais hubs de transporte aéreo, como Amsterdã, estabelecem as bases para o trabalho com parceiros e aeroportos no sentido de aumentar o acesso e a disponibilidade de SAF em toda a nossa rede.”, revela Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates.

O SAF misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro após ser fornecido ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol de Amsterdã. A Emirates também planeja fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto Changi de Cingapura nos próximos meses.

“A parceria com a Emirates em sua jornada de sustentabilidade é motivo de orgulho para nós. O SAF é uma solução disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das viagens aéreas. É emocionante ver a Emirates usando o nosso Neste MY SAF no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Além disso, este é um excelente exemplo de como estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar o uso de SAF. Estamos ansiosos para realizar os próximos passos da nossa cooperação.”, contou Alexander Kueper, vice-presidente de aviação renovável da Neste.

O SAF deste acordo pode ser utilizado com segurança em motores a jato atuais e na infraestrutura de abastecimento de aeroportos, reduzindo as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.

A Emirates está ativamente envolvida em várias iniciativas de sustentabilidade, incluindo o desenvolvimento de SAF nos Emirados Árabes Unidos e a participação em grupos de trabalho da indústria e do governo para expandir a produção e o fornecimento de SAF. A companhia aérea também é participante fundadora do consórcio de pesquisa Air-CRAFT, dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de combustível de aviação sustentável.