São Paulo (SP) – A Bahia vive um momento de efervescência no setor turístico, com resultados expressivos e vários recordes já alcançados como o de maior número de visitantes no carnaval com 11 milhões de foliões. O destino celebra seus resultados durante a 11ª WTM Latin America, feira de turismo que acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Bahia registrou, em 2023, crescimento superior à média nacional. De acordo com o IBGE, entre janeiro e novembro de 2023 o setor cresceu 7,5%, no País, enquanto na Bahia o aumento foi de 12,6%. Vale destacar que desde 2021, a Bahia registra um crescimento turístico mais do que o dobro da média nacional e já ultrapassou os níveis de movimentação turística pré-pandemia.

“Bahia é, hoje, o maior portão de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste, consolidado como o principal destino para turistas internacionais na região com ocupação hoteleira em todo estado superior ao período pré-pandemia. A temporada de cruzeiros marítimos registrou recorde de 440 mil cruzeiristas, superando a marca anterior que era de 400 mil”, afirmou Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo.

No verão, considerado alta temporada, Bahia atingiu a marca de 6,5 milhões de visitantes, que injetaram cerca de R$ 10 bilhões na economia local. E, seguindo o mesmo ritmo, o carnaval de 2024 também bateu recorde e foi o maior da história com cerca de 11 milhões de foliões nas ruas durante os seis dias de festa.

Para que os altos marcadores fossem alcançados, o governo da Bahia atuou fortemente durante o ano para atrair visitantes e oportunidades para o turismo. Foram realizadas qualificação e capacitação dos profissionais do setor, investimentos em obras de infraestrutura para melhorar a experiência dos visitantes, e também foram promovidas campanhas de promoção do destino em mercados nacionais e internacionais. Maurício também destacou a relevância da captação de voos, aumentando a oferta de voos para a Bahia.

O Brasilturis realiza a cobertura da WTM Latin America com o apoio do Cluster Paulista da rede Atlantica Hotels e com proteção Affinity Seguro Viagem