A HSMAI promoveu sua primeira edição do ano da Roundtable de Estratégia Comercial HSMAI com o board da região Sul, no Wyndham Gramado Termas Resort e Spa, na cidade de Gramado, (RS). O evento debateu as dificuldades enfrentados pelo setor em 2023 e os desafios encarados pelos profissionais na região, inclusive o aumento considerável da oferta de Airbnb e multipropriedade na região, o que impacta diretamente no resultado da hotelaria.

“A ideia dos encontros periódicos com hoteleiros que estão à frente da estratégia dos seus hotéis tem o objetivo da troca de insights, networking e analise dos dados macro de ocupação, diária média e Revpar. Além disso queremos incentivar sempre a cultura de Profit Management na região, e claro, elevar o pensamento estratégico”, explica Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria e presidente da HSMAI Brasil e Latam.

Além disso, segundo dados apresentados no evento, Gramado foi o único destino de lazer com queda de tarifa média em 2023, e o segundo com maior alta de número de diárias, com cerca de 22% a mais que no ano anterior. Entre os assuntos debatidos, o principal foi a dificuldade de encontrar profissionais de Revenue Manager qualificados na região, o que impacta diretamente no desempenho dos hotéis durante todo o ano.

Na ocasião, também foi apresentado o board da região Sul que estará à frente de eventos e encontros para os profissionais em 2024. São eles: André Kabutomori, gerente Comercial na Casa Hotéis e managing director HSMAI Chapter Sul; Fabiano Cailon, gestor Comercial do Hotel Bertoluci; Juan Andrade, gerente de Revenue Management e Distribuição no Wyndham Gramado Termas Resort & Spa; e Maitê Michelon, diretora da Rede de Hotéis Dall’onder.