Turkish Airlines, Airbus e Rolls-Royce se reuniram na sede da Turkish Airlines em Istambul para comemorar o pedido de 150 aeronaves A321neo e 80 da família A350 feito em dezembro de 2023. O evento contou com a presença de autoridades turcas, representantes de empresas aeroespaciais locais e dignitários internacionais. Vale dizer que a companhia aérea turca encerrou 2023 transportando 83,4 mi de passageiros.

O destaque da celebração foi o lançamento do Programa Estratégico Aprimorado da Turquia (STEP), desenvolvido em colaboração pela Airbus, Turkish Airlines e empresas aeroespaciais na Turquia. O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de expansão estratégica de longo prazo da Turkish Airlines.

Além disso, o pedido recente de aeronaves posiciona a Turkish Airlines como a maior operadora mundial do motor Trent XWB da Rolls-Royce. Em parceria com a Rolls-Royce, a companhia aérea está explorando iniciativas para fortalecer ainda mais a indústria aeroespacial turca, incluindo o potencial estabelecimento de capacidades de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) e a expansão da cadeia de suprimentos.

“Estamos felizes com o lançamento do Programa Estratégico Aprimorado da Turquia com a Airbus, o que demonstra nossa colaboração cada vez mais profunda. Hoje marca o início de nossos esforços para cultivar empresas de aviação turcas como fornecedores potenciais, alinhando-se com os objetivos estratégicos da Airbus”, declarou Prof. Ahmet Bolat, presidente do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Turkish Airlines.

“Também estamos encantados em fortalecer nossa relação com a Rolls-Royce, destacando nosso compromisso com a excelência e o desenvolvimento das capacidades aeroespaciais da Turquia. Com a cooperação entre as três empresas, a Turkish Airlines continuará a aproveitar tecnologias avançadas e estratégias colaborativas para melhorar nossas eficiências operacionais e contribuir para nosso crescimento sustentável, enquanto reforçamos nosso papel de liderança na aviação global”, acrescenta Bolat

“Agradecemos à Turkish Airlines por sua confiança e temos a honra de apoiar seu crescimento como uma das companhias aéreas de elite do mundo e desenvolver nossa parceria com a Turquia por meio do STEP. O programa fornecerá o framework para a Airbus ampliar ainda mais sua colaboração com a Turquia e apoiar as ambições de crescimento da Turkish Airlines, com foco particular no desenvolvimento da cadeia de suprimentos, habilidades e sustentabilidade”, comenta Guillaume Faury, CEO da Airbus.

“A Turquia é um mercado estrategicamente importante para a Rolls-Royce em todos os seus negócios. Estamos muito satisfeitos com a confiança que a Turkish Airlines depositou em nossos motores Trent XWB”, pontua Tufan Erginbilgiç, CEO da Rolls-Royce. “Agora, aguardamos com grande expectativa trabalhar com a Turkish Airlines e nossos parceiros para usar nossa extensa experiência em engenharia aeroespacial. Assim, vamos beneficiar a economia turca, expandir a base de habilidades do país e expandir seu papel na transição energética. Estou pessoalmente muito animado com o fortalecimento das relações entre nossa empresa, a Turkish Airlines e a República da Turquia.”

A Turquia tem sido uma parte integral da cadeia de suprimentos da Airbus há mais de 20 anos, e hoje cada aeronave comercial da Airbus, desde o A220 até o A350, inclui peças fornecidas pela Turquia. Direta e indiretamente, mais de 3,5 mil empregos aeronáuticos turcos são suportados pela Airbus. No final de 2023, o montante total acumulado investido pela Airbus na Turquia ultrapassou os US$ 4 bilhões. Além disso, a colaboração de 20 anos estabeleceu uma riqueza de expertise, avanços tecnológicos e uma força de trabalho altamente qualificada no setor aeroespacial da Turquia.

A união entre Turkish Airlines, Airbus e Rolls-Royce visa fortalecer a indústria aeroespacial turca, promover a inovação e criar oportunidades de emprego altamente qualificadas, reforçando o papel da Turquia como um importante player no setor aeroespacial global.