Há 27 anos, a Serra Verde Express iniciava sua jornada na administração do transporte turístico de passageiros da centenária ferrovia Curitiba – Paranaguá. Nesses quase 30 anos, foram mais de 4,5 milhões de passageiros embarcados, uma média de 150 mil viajantes por ano.
Para Adonai Aires de Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express, foram anos de constante crescimento e aprendizado. “A empresa expandiu suas operações, aprimorou os serviços e inovou em vagões e eventos temáticos, como o único vagão-cozinha do Brasil, que dá vida ao Expresso Classique, uma experiência gastronômica e ferroviária noturna sem igual”, explica.
Para celebrar a data, será realizada uma campanha interna de integração e reconhecimento entre os colaboradores. Com fotos, frases e banners, a ideia é fortalecer os laços dentro da empresa, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e unido.
“Essa campanha não apenas celebra os 27 anos de história da Serra Verde Express, mas também reforça o valor e a importância de cada membro da equipe, reconhecendo suas contribuições para o sucesso contínuo da empresa”, completa Arruda Filho.
Trem, história, natureza e conforto
Em 1997, a Serra Verde Express foi estabelecida com o propósito de gerir o transporte de passageiros na histórica ferrovia que conecta Curitiba a Paranaguá, no Paraná. Em pouco tempo, o trajeto se tornou o segundo principal atrativo turístico do estado, consolidando a empresa como protagonista na promoção do turismo regional.
E, para atrair mais passageiros, muitas inovações foram apresentadas no decorrer dos anos. Em 2008, foi lançado o Great Brazil Express, primeiro trem de luxo do país. Com vagões temáticos e um serviço de bordo exclusivo, a nova empreitada redefiniu os padrões de excelência no setor ferroviário nacional e projetou o passeio internacionalmente.
Nos anos seguintes, dois importantes jornais elencaram o trajeto na lista dos passeios ferroviários mais bonitos do mundo: o americano The Wall Street Journal e o britânico The Guardian. “Temos muitos passageiros estrangeiros que vêm ao Brasil especialmente para fazer o passeio”, afirma Arruda Filho. E, ainda neste ano, será possível saborear um jantar com chancela MasterChef dentro do vagão, digno de aprovação dos passageiros.
Os passageiros que fazem o passeio percorrem um trajeto de cerca 70 km, que passa pelo trecho de Mata Atlântica mais preservado do país. São 41 pontes, 13 túneis e seu ponto mais alto está a 952 metros de altitude. Além do espetáculo natural, a centenária Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá é considerada um marco da engenharia brasileira.
Durante os finais de semana e na alta temporada, a composição transporta cerca de 1.200 passageiros por viagem, em seus 25 vagões, em um passeio que dura cerca de 4 horas, com velocidade máxima de 30 km/h.
Os turistas viajam acomodados em três categorias diferentes, que são as Litorinas de Luxo, Categoria Boutique, com varandas e opção pet friendly, e também a Categoria Turística, que acomoda mais pessoas, todas com o padrão Serra Verde Express de serviço.
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