Foz do Iguaçu receberá, entre os dias 8 e 10 de maio, a quinta edição do Sindepat Summit, o evento dos parques e atrações. Realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), os dois primeiros dias serão dedicados a painéis e debates, na plenária, e novidades em produtos e serviços, na Área de Exposição; enquanto o terceiro dia será voltado para a visitas técnicas aos associados do Sistema em Foz do Iguaçu. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do site oficial do evento.

Entre os destaques na programação está o lançamento da 2ª edição do Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil, realizado pelo Sindepat, Adibra e Noctua. Ampliado, o estudo apresenta dados sobre visitação dos parques e atrações; criação de empregos; perfil da oferta e da demanda; e investimentos programados, entre outras informações. Dados e estatísticas sobre o setor serão o tema também do painel “Parques Temáticos e Atrações Turísticas: panorama global e tendências”, apresentado pelos representantes da Bain & Company no Brasil.

A programação do Summit destaca também o destino anfitrião, Foz do Iguaçu, em painel moderado por Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu, que terá ainda representantes do Parque Tecnológico Itaipu, Grupo Cataratas, e da Urbia+Cataratas. Outro tema do Summit 2024 são os parques naturais e as oportunidades oferecidas nas parcerias público-privadas, com a participação de Andrey Goldner, secretário adjunto da SEPPI/Casa Civil.

Pelo menos 30 empresas de 10 países, além do Brasil, levarão seus produtos e serviços para Foz do Iguaçu. “Acredito que há cada vez mais players interessados no setor de parques e atrações turísticas por conta do dinamismo que esse segmento apresenta. Vivemos de inovação, acreditamos e defendemos práticas sustentáveis e vemos com alegria cada vez mais empresas interessadas em desenhar produtos e soluções para parques e atrações”, diz Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat.

Entre as apresentações de showcases com novidades em produtos e serviços de fornecedores para o setor de parques e atrações, haverá ainda painéis destacando cases do setor. É o caso do painel “Inovação e estratégia competitiva: o futuro do Revenue Management”, que trará as perspectivas do RM para o setor de entretenimento e o case do Hot Beach Parques & Resorts, de Olímpia (SP). Outro case destacado é o do Grupo Tauá, na palestra de Lizete Ribeiro, CEO da rede, que abordará as sinergias entre hospitalidade e entretenimento.

As possibilidades que os modelos in Gaming representam serão apresentadas em painel com o CEO da Hero Base, João Justino Feio, que abordará a criação de experiências de Metaverso e ativações com marcas no Fortnite, um dos jogos mais jogados do mundo, apresentando possibilidades para expansão das experiências físicas. As transformações do storytelling em tempos de Inteligência Artificial também terão espaço no Summit, em apresentação da especialista em parques internacionais e marketing de destinos Ana Maria Donato.

Fundamental para todos os parques e atrações, a segurança também será tema na programação do Summit 2024. Os painelistas Bruno Lancetti (Intamin), Saulo Carvalho (Beach Park) e Tomás Gridi Papp (Tectom Soluções Verticais) abordarão as práticas de segurança de atrações secas e de parques aquáticos, bem como as normas técnicas.

Visitas técnicas

Na sexta-feira (10), a programação do evento será fora do Centro de Eventos do Mabu Thermas. Pela manhã será realizada a visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu (com vagas limitadas). À tarde, serão visitados o parque aquático Blue Park Foz, às 14h, e, depois, o combo Yup Star e Marco das Três Fronteiras. Quem quiser participar das visitas técnicas devem adquirir os ingressos no site oficial do evento.