A Braztoa, em meio às celebrações dos seus 35 anos, anuncia uma revolução em seu tradicional Anuário e incorpora em 2024, pela primeira vez, a inteligência artificial na publicação, por meio de uma parceria com a Gol Labs, a divisão de inovação da Gol Linhas Aéreas. Esta evolução não apenas reflete o pioneirismo e o compromisso contínuo da entidade com a inovação e com a inteligência de dados, e também sinaliza um marco na forma de acessar e consumir informações estratégicas.

Desde 2011, o Anuário Braztoa tem sido uma referência tanto para o mercado turístico de lazer, quanto como base para pautas na mídia, proporcionando insights derivados dos resultados consolidados das Operadoras de Turismo associadas à entidade, que hoje somam 57 das mais importantes e relevantes empresas que atuam no segmento de lazer. E, ao longo dos anos, vem se renovando para atender às crescentes demandas e as últimas tendências.

Com o uso da Inteligência Artificial, o Anuário Braztoa vai além da compilação de informações, tornando-se uma experiência interativa, dinâmica e personalizada para os usuários, com a oportunidade de realizar análises, comparar desempenhos, confrontar números para obter insights e realizar leituras específicas, entre outras possibilidades.

O conteúdo de todos os do Anuários Braztoa –  da edição mais recente de 2024, que traz dados de 2023, até todo histórico com números coletados desde 2011 (dados a partir de 2010) – estará disponível, a partir do dia 20 de maio, no site da Braztoa, por meio de experiência exclusiva, acessível pelo chatbot “Dora”.

“Estamos constantemente absorvendo tendências emergentes, atualizando nossas práticas e inovando em nossas abordagens. E a inovação tem sido uma força que impulsiona nossa visão para o futuro do turismo. Entendemos que, ao abraçá-la, não apenas nos adaptamos às mudanças, mas também inspiramos a transformação positiva no setor. Com essa grande mudança no anuário em 2024, agregando a IA, conciliamos algumas diretrizes transversais que têm nos guiado: Inovação e Transformação, e a Inteligência de dados e informações estratégicas”, comenta Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

“Em uma era cíclica e de abundância de informações, reconhecemos o valor da inteligência para a tomada de decisões e para abraçar as oportunidades. E a introdução da Inteligência Artificial representa um salto significativo na capacidade de análise, entrega de dados e de inteligência”, complementa Marina Figueiredo.

A entidade também reconhece que a inovação não é um esforço individual, mas uma colaboração entre diversos stakeholders. “Estamos comprometidos em cultivar um ecossistema que favoreça a inovação, incentivando a troca de ideias e a implementação de soluções. “Neste cenário, encontramos na Gol uma parceria que nos permitiu voar mais alto com nosso Anuário, por compartilhar da mesma visão de proporcionar essa experiência especial e inovadora de consumo dos nossos dados”, disse Marina Figueiredo.

“A GOL usa a IA para aprimorar a experiência de viagem em vários pontos de contato e nos permite oferecer uma experiência de viagem perfeita e personalizada, desde a reserva até as interações pós-voo. Para nós foi uma experiência incrível colaborar tecnologicamente com a Braztoa. Primeiramente porque os usuários experimentarão a consulta aos anuários de maneira dinâmica, fluída e natural. Além disso, foi uma excelente oportunidade de apresentar uma de nossas iniciativas relacionadas à IA com o público externo”, disse Rodrigo Fernandes Garcia, diretor de Digital & Gol Labs.