São Paulo (SP) – Durante a segunda edição do Fórum de Turismo 60+ – que acontece no Tivoli Mofarrej -, a secretaria de Turismo de São Paulo destacou os destinos que estão preparados para receber o público 60+. De acordo com Luciane Leite, secretária executiva da Setur-SP, fez um discurso abordando o crescente impacto da população idosa no setor turístico e as oportunidades que isso representa. Ela destacou que, atualmente, os idosos representam 15.8% da população total do país e projetou um aumento para quase 30% até 2050. Ressaltou também o potencial da “Silver Economy”, que movimenta 15 trilhões de dólares globalmente, oferecendo significativas oportunidades de negócio.

“O turismo para pessoas com mais de 60 anos é uma tradição de décadas”, afirmou Leite, citando exemplos de profissionais que atuam nesse segmento há muitos anos. “Nós temos uma diversidade de preferências desse público, desde viagens em família até experiências individuais, com foco em aspectos culturais, históricos e gastronômicos”, destacou. A presidente executiva ressaltou a importância dos guias de turismo, afirmando que eles proporcionam confiança aos viajantes.

Apresentando o potencial turístico do estado de São Paulo, Leite mencionou os 210 municípios turísticos entre os 645 do estado. “Temos uma variedade de opções, desde turismo de saúde até atividades ao ar livre, passando por compras, gastronomia e turismo religioso”, explicou. Ela também destacou as opções de turismo rural, vinícolas e eventos culturais, incentivando os agentes de viagem presentes a explorarem essas oportunidades.

Para reforçar o investimento que o destino está fazendo para este nicho, a Setur-SP lançou nesta segunda-feira (13) o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”. O guia apresenta 70 destinos inclusivos, desde locais ideais para relaxar em meio à natureza até destinos vibrantes com festas e parques temáticos no interior do estado.

Descrevendo atrativos seguros e confortáveis reconhecidos pela sua vocação turística, o Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo é vendido ao público 60+ por agências e operadoras de viagem de São Paulo. A curadoria de destinos e a produção de conteúdo são da renomada Revista Melhor Viagem. Disponível em versão impressa e digital, o guia será lançado durante a abertura do Fórum de Turismo 60+, um evento que reúne workshops e palestras sobre o tema, conectando toda a cadeia do setor. A Secretaria participa do fórum com um estande promovendo destinos, além de participar de debates e divulgar um vídeo promocional.

Viajar tornou-se um hábito cada vez mais comum entre o público da terceira idade, e toda a indústria do turismo já está atenta a essa tendência. De acordo com a Abav-SP, os 60+ viajam de duas a três vezes por ano, preferindo destinos nacionais. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), eles consideram o turismo como a melhor maneira de aproveitar o tempo. “Destinos preparados para receber bem o público com mais de 60 anos são aqueles que também oferecem qualidade para crianças, jovens e moradores locais”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

Esses destinos, preparados para atender bem o público sênior, destacam-se como alguns dos mais completos e visitados do estado. Um exemplo é Águas de Lindóia, que atrai mais de 700 mil turistas idosos por ano, com tendência de crescimento. Com um quarto da população projetada para ter mais de 65 anos em 2060, de acordo com o IBGE, a perspectiva é de um aumento contínuo na demanda por esse tipo de turismo.

Ana Carolina Melo, diretora do Fórum de Turismo 60+, destaca a importância do evento: “O fórum reúne uma série de parceiros e agentes de viagem, promovendo novos negócios”. Enquanto o envelhecimento da população pode ser visto como um desafio, também representa uma oportunidade para fortalecer a economia. A economia prateada, como é conhecida nos Estados Unidos, movimenta US$ 15 trilhões por ano, concentrando-se em 59% das empresas com foco na economia prateada no Estado de São Paulo, de acordo com dados do mapeamento Negócios da Longevidade.