São Paulo (SP) – O Expo Fórum Visite São Paulo Edição Capital, que está acontecendo nesta quarta-feira (15) no Novotel Jaraguá, na capital paulista, abriu seus trabalhos com o painel intitulado “Promovendo São Paulo”, mediado por Rodolfo Marinho, secretário de Turismo da cidade de São Paulo, onde foi apresentada uma nova campanha focada no stopover.

Durante o painel do Expo Fórum Visite São Paulo, foram discutidas diversas estratégias para atrair turistas e promover o destino São Paulo. Participaram do debate Fernando Piccinini, vice-presidente de Criação da Rino Com, Luiz Lara, chairman da TBWA no Brasil e sócio fundador da Lew’Lara/TBWA, e Milton Cebola Mastrocessario, sócio e diretor de criação do grupo For de Comunicação.

Cebola destacou a importância do turismo como fonte de inspiração para a criatividade. “Uma cidade como São Paulo desperta nossa curiosidade. Podemos ver como São Paulo se desenvolveu e começar a construir e executar ideias para promovê-la como destino turístico, tanto para lazer quanto para negócios”, afirmou.

Lara, por sua vez, enfatizou os desafios de olhar para o futuro do turismo na cidade. “Temos que estar preparados para os próximos dez anos e entender o que nos trouxe até aqui. O turismo enfrenta uma concorrência acirrada, e é fundamental estarmos preparados para isso”, ressaltou.

Já Piccinini abordou a importância de atrair pessoas para São Paulo e apresentou o conceito de “stopover” como uma estratégia para integrar a cidade. Como forma de fomentar esse modal de viagem, foi apresentada a nova campanha #TopoVerSP, nome criado por meio de anagrama da palavra stopover. “Precisamos unir companhias aéreas e empresas privadas para atrair mais visitantes para a cidade. O lançamento da campanha ‘TopoVerSP’ é um exemplo disso”, explicou.

Durante o painel, foram discutidas também estratégias de marketing digital e ações para promover São Paulo nas redes sociais. “É fundamental estudar os hábitos de consumo e criar campanhas direcionadas ao turismo. O uso da publicidade é essencial para alcançar esse objetivo”, destacou Luiz Lara.

Fernando Piccinini ressaltou a importância de criar uma conexão com o visitante e oferecer dicas e sugestões personalizadas e, por isso, sugeriu o retorno do passaporte São Paulo. “Precisamos conquistar o turista, guiá-lo em sua jornada e proporcionar experiências memoráveis”, afirmou.

O painel também abordou iniciativas como a Virada Cultural, que busca promover a solidariedade por meio de doações, e estratégias para aprimorar o receptivo de eventos em São Paulo. “Precisamos ampliar o calendário de eventos e tornar São Paulo uma cidade vibrante, com atividades todos os dias”, concluíram os participantes.