A Azul lançou o AzulGPT, uma plataforma de inteligência artificial generativa (IA) desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Avanade, utilizando o Microsoft Azure OpenAI Service. O AzulGPT foi criado para proporcionar ganhos significativos em produtividade, processamento e análise de dados, mantendo altos padrões de segurança e privacidade.
“Somos uma das primeiras companhias aéreas a adotar esse sistema no Brasil, demonstrando nosso DNA de inovação e compromisso com iniciativas que tornam a operação mais eficiente, além do cuidado com a proteção de dados corporativos. Com pouco tempo em funcionamento, já recebemos feedbacks positivos de áreas internas que aceleraram seus processos. Análises de feedbacks e NPS de clientes, que antes exigiam semanas para serem categorizadas, agora são feitas em minutos”, afirmou Felipe Starling, diretor de TI da Azul.
No dia a dia, o sistema IA tem contribuído para a integração e compartilhamento de informações entre os tripulantes, como são chamados todos os funcionários da Azul, de diferentes bases. Naelly Oliveira, assistente de cultura e uma das usuárias mais adeptas da nova plataforma, explica que o AzulGPT tem ajudado a esclarecer dúvidas sobre programas e eventos de maneira mais rápida. Além disso, tem sido fundamental na construção de materiais, campanhas e formulários, reduzindo o tempo dedicado a essas tarefas em até três dias, permitindo que mais tempo seja dedicado ao planejamento estratégico e criativo.
“A IA aliada à produtividade funciona como um copiloto para o trabalho e permite que as pessoas tenham tempo livre para se dedicar ao trabalho estratégico. A solução desenvolvida pela Azul, além de gerar impacto positivo na realização de atividades, roda em um ambiente fechado da companhia no ambiente do Microsoft Azure e cumpre requisitos de conformidade, proteção e segurança”, afirma Roberto Sória, vice-presidente de Customer Success na Microsoft Brasil.
“Com o AzulGPT, vemos um claro exemplo de como alinhar inovação, propósito e foco no usuário pode gerar um impacto humano positivo para as empresas. Ao desenharmos essa solução com a Azul, buscamos a todo momento elevar a produtividade dos tripulantes e acelerar insights com o uso de dados, para que assim eles possam encantar os passageiros e demais clientes. Ao mesmo tempo, trouxemos diversos guidelines de segurança da informação e de privacidade, para que o uso da IA seja responsável e dentro das melhores práticas mundiais sobre o tema”, relata Luiz Pirollo, vice-presidente de Tecnologia da Avanade Brasil.
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