Os brasileiros estão visitando a Grã-Bretanha – e gastando – mais do que nunca, segundo as últimas estatísticas destacadas pelo VisitBritain, a agência oficial encarregada da promoção do turismo da Grã-Bretanha. Os números divulgados pela pesquisa são impressionantes, superando todas as previsões anteriores. Em 2023, os visitantes brasileiros atingiram um recorde histórico, com 344 mil brasileiros viajando para o Reino Unido e gastando 425 milhões de libras (aproximadamente 2,8 bilhões de reais). Esses são os maiores números registrados por visitantes brasileiros na história.
Os dados vêm da International Passenger Survey (IPS) de 2023, conduzida pelo Instituto Nacional de Estatísticas britânico (Office for National Statistics). Comparando com 2019, antes da pandemia, houve um crescimento de 18% no número de visitas e de 70% nos gastos. Em relação a 2022, as visitas aumentaram 29% e os gastos 37%.
Paul Gauger, vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas, Austrália e Nova Zelândia, comentou que os números de turismo receptivo consolidaram um ano impressionante para a Grã-Bretanha. “Em 2023 vimos o Brasil, nosso principal mercado na América Latina, alcançar recordes históricos. Esse aumento nas visitas e nos gastos reflete o forte apelo da Grã-Bretanha como um destino turístico de alto nível, oferecendo uma mistura única de história, cultura, inovação e atrações contemporâneas. Estamos ansiosos para continuar recebendo os visitantes brasileiros, sempre proporcionando experiências inesquecíveis na Grã-Bretanha.”
“Estamos muito satisfeitos com os resultados da nova pesquisa IPS, que confirmam o que foi observado no Brasil em 2023: uma recuperação completa do turismo pós-pandemia e um interesse crescente na Grã-Bretanha como um destino para vivenciar as atrações mais inovadoras, diversas e emocionantes. O trabalho do VisitBritain no Brasil continua garantindo que os visitantes brasileiros possam desfrutar plenamente de tudo o que a Grã-Bretanha tem a oferecer”, pontuou Priscila Moraes, diretora do VisitBritain no Brasil.
Em 2024, o VisitBritain continuará seu trabalho junto ao trade no Brasil com mais uma edição de seu Brazil Roadshow. Este evento anual traz fornecedores britânicos ao país para se encontrarem com contatos de alto nível da indústria local, impulsionando ainda mais as visitas brasileiras à Grã-Bretanha.
A indústria do turismo no Brasil também pode esperar um foco crescente em experiências relacionadas a filmes e séries de TV na Inglaterra, Escócia e País de Gales com a campanha “Starring GREAT Britain”. A campanha destacará títulos de enorme sucesso no Brasil e no mundo – como Bridgerton, Outlander, Peaky Blinders, e Harry Potter – promovendo experiências imersivas ligadas a essas produções.
Confira abaixo os resultados globais da International Passenger Survey:
- No geral, a Grã-Bretanha continua se recuperando fortemente da pandemia. Em 2023, o Reino Unido recebeu 38 milhões de visitantes internacionais – número 7% abaixo dos níveis pré-pandêmicos (2019), mas representando um aumento de 21% em relação a 2022.
- Os gastos do turismo receptivo atingiram o recorde de £31,1 bilhões de libras em 2023, um aumento de 9% em relação a 2019 e de 17% em relação a 2022. Levando em conta a inflação, os gastos dos visitantes diminuíram 10% em relação a 2019 e aumentaram 9% em relação a 2022.
- No total, foram 292,9 milhões de estadias no Reino Unido em 2023, um aumento de 1% em relação a 2019 e de 11% em relação a 2022.
- Os visitantes internacionais ficaram em média 7,7 noites em 2023, o que vem diminuindo desde 2021, mas permanece acima de 2019 (7,1 noites).
Agenda