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Costa Diadema utiliza conexão elétrica em terra pela primeira vez

Pela primeira vez, o Costa Diadema conseguiu utilizar conexão elétrica em terra. Após a conclusão dos testes de integração realizados nas últimas semanas, o Costa Diadema foi totalmente abastecido pelo sistema de energia em terra do terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, fornecendo energia necessária para as atividades a bordo e serviços aos hóspedes enquanto atracado no porto. Com isso, o navio pôde desligar seus motores, reduzindo significativamente as emissões diretas na atmosfera.

O Costa Diadema está programado para se conectar ao sistema de energia terrestre do porto de Kiel em todas as 16 escalas do navio até o final do verão. Kiel se tornará um porto crucial para os programas da Costa no Norte da Europa em 2024. Até 19 de setembro, o Costa Diadema visitará Kiel todas as sextas-feiras como parte do itinerário de uma semana para explorar os fiordes noruegueses, utilizando o terminal de cruzeiros Ostuferhafen, localizado fora do centro da cidade de Kiel.

“A estreia de energia em terra para nossa frota é mais um passo na nossa jornada de descarbonização. Este importante resultado foi alcançado graças à cooperação com o porto de Kiel. Estamos totalmente comprometidos em melhorar continuamente o desempenho ambiental dos nossos navios, tanto em navegação quanto atracados nos portos”, afirmou Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.

A ambição da Costa Cruzeiros é operar uma frota com zero emissões de gases de efeito estufa até 2050. Para isso, a empresa trabalha para melhorar a eficiência energética da frota existente e apoiar a inovação na infraestrutura portuária.

Entre as medidas adotadas estão a introdução dos primeiros navios movidos a gás natural liquefeito (GNL), como o Costa Toscana e o Costa Smeralda, o compromisso de equipar a frota com ligação elétrica nos portos e a colaboração com as autoridades portuárias para promover essa tecnologia. A companhia também implementou Sistemas Avançados de Qualidade do Ar (AAQS) em navios que não utilizam GNL, redesenhou rotas para reduzir o consumo de combustível, entre outras iniciativas.

Para aprimorar continuamente o desempenho ambiental da frota, a Costa conta com o apoio do Departamento de Descarbonização Marítima da Carnival, que desenvolve e testa novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental. Entre essas tecnologias estão sistemas inovadores de baterias de lítio, sistemas de lubrificação do ar no casco para reduzir o arrasto e, consequentemente, o uso de combustível, células de combustível movidas a metanol, novos métodos de captura e armazenamento de carbono, e combustíveis alternativos de baixo carbono, como o bio-GNL ou o biometano liquefeito.

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