Na tarde desta segunda-feira (12), o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi temporariamente fechado para pousos e decolagens devido a um incidente envolvendo um Boeing 737-4 cargueiro da empresa Modern Logistics. O avião sofreu um estouro de pneu durante um pouso de emergência, o que resultou na interrupção das operações aéreas no local.

O problema começou às 12h32, quando o pneu da aeronave estourou durante a decolagem, levando o piloto a declarar uma emergência. Para reduzir o peso e garantir um pouso seguro, a aeronave passou cerca de duas horas sobrevoando a área, queimando combustível. No entanto, ao realizar o pouso de emergência às 15h31, outro pneu do trem de pouso estourou, causando danos adicionais.

Imediatamente após o incidente, todos os procedimentos de segurança foram ativados pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos – responsável pelo aeroporto, com equipes de bombeiros e ambulâncias prontamente posicionadas na pista para auxiliar no pouso. Felizmente, a situação foi controlada sem relatos de feridos.

“A decisão foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação. A aeronave em questão pousou por volta das 15:30 e já se encontra de volta ao aeroporto de Viracopos”, conclui a nota da Modern Logistics.

A pista do aeroporto de Viracopos foi liberada às 17h43, após a retirada da aeronave, permitindo a retomada das operações normais.

Além do incidente em Campinas, o Aeroporto Internacional de Florianópolis também enfrentou interrupções nas operações de pouso e decolagem mais cedo no dia, devido a problemas enfrentados por uma aeronave da Azul durante o pouso. Até o momento, não há previsão para a reabertura das operações em Florianópolis.