Gramado/RS – Promovendo a cultura regional, o estado de Minas Gerais levou a culinária mineira clássica para a 35ª edição do Festuris, realizada entre os dias 9 e 12 de novembro, em Gramado (RS). Mas o destaque do estande foi mesmo a participação de Mateus Simões, governador em exercício de Minas Gerais, que preparou para o público um dos pratos típicos mais clássicos do estado: o pão de queijo.

“Minas Gerais é uma experiência. Para além das cidades históricas e museus contemporâneos, o jeito do mineiro receber também é um atrativo”, contou Mateus.

Segundo ele, a forma mais carinhosa que o mineiro encontra para expressar essa recepção é a cozinha mineira, que é extremamente artesanal, e transmite a sensação de afeto. “Eu não conheço ninguém que tenha ido à Minas e não queira levar os filhos. Isso mostra o tanto que o estado conversa com algo muito mais profundo nas pessoas. É uma alegria muito grande pra gente”, destacou o governador em exercício.

“Minas ganha muito por oferecer para as pessoas essas experiências, que vão desde a alta gastronomia, como a de Felipe Rameh, até a experiência de você alugar um pé de jabuticaba para poder comer a fruta sentado embaixo de sua sombra, como é possível em Sabará”, destacou o professor Mateus que, junto com Rameh apresentou para os visitantes do estande os ingredientes mais comuns na cozinha mineira.

Apaixonado pela gastronomia, Mateus ainda afirmou que usa o momento na cozinha para se expressar. “Eu gosto muito de cozinhar e gosto de olhar para as pessoas enquanto elas provam aquilo que estou fazendo. Então, participar aqui no estande e poder ter esse momento com o público foi algo muito especial”, confessou.