Erguendo a bandeira da cultura regional, o estado de Minas Gerais levou para a 12ª edição do Brazil Travel Market (BTM) a cozinha mineira clássica e contemporânea por meio de cozinhas show, com a presença de chefs, e degustação de pratos regionais como o Tropeiro e Mexidão.

O estande contou ainda com a presença de produtores de café, doces, queijos do estado e também com a participação do Mercado Central de Belo Horizonte.

Vale ressaltar que a capital mineira é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia e que o Queijo Minas Artesanal é reconhecido, também pela Unesco, como Patrimônio Imaterial Brasileiro. O queijo, inclusive, está concorrendo para se tornar um Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo seu valor cultural imaterial. A votação deve acontecer no final de 2024.

“As pessoas viajam pela cultura e, claro, as comidas estão dentro desse ponto. Mas um dos principais motivos pelos quais elas voltam é a gastronomia”, pontuou Bárbara Botega, secretária estadual adjunta de Comunicação, que complementa: “Temos uma gastronomia raiz, historicamente muito forte, mas também temos releituras e uma cozinha mais contemporânea. Temos conseguido trazer modernidade e sofisticação para determinados públicos dentro da gastronomia.”

O Brasilturis viaja a convite do Brazil Travel Market (BTM) como media partner oficial e proteção Affinity Seguros