Fortaleza/ Ceará – Foi dada a largada! Teve início, nesta quinta-feira (19), a 12ª Brazil Travel Market (BTM), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento tem estimativa de receber mais de 30 caravanas de todo o Brasil, contabilizando mais de 5 mil profissionais do turismo, expositores e visitantes ao longo dos dois dias.

Considerada uma das maiores feiras do segmento no Norte e Nordeste, esta edição conta com a participação de 200 marcas brasileiras e internacionais e é palco para realização de capacitações, apresentações culturais, network e rodadas de negócios.
A “Rodada BTM” terá, ao todo, mais de 20 mesas com reuniões rápidas de sete minutos cada. Serão dois encontros: um voltado para mais de 200 agentes de viagens e, em outro momento, estarão disponíveis 21 compradores internacionais da Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Uruguai, Peru e Paraguai.

“Não podemos deixar de agradecer a Deus, mas deixo aqui também o agradecimento a quem nos ajudou a realizar o evento. Vocês vão conhecer um dos eventos B2B mais bonitos, que geram maiores resultados aqui no Ceará”, contou Claudio Junior, CEO da BBC Eventos, empresa idealizadora da BTM.

Participaram da solenidade de abertura Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza; Yrwana Albuquerque, secretária Turismo do Ceará; Marcos Pompeu, secretário executivo na Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio-CE; Silvio Moreira, do Sebrae-CE; Murilo Santa Cruz, presidente da Abav-CE; Romero Rodrigues, presidente da frente parlamentar de Turismo; e Jonas Desidoro, secretário executivo de Turismo do Ceará.

Breno Mesquita, também CEO da BBC Eventos, lembrou o início do evento, que hoje é considerado um dos maiores do Norte e Nordeste. “A BTM surgiu de uma lacuna existente no Nordeste. Em um restaurante, começamos a desenhar um evento que hoje é um dos melhores do País, e que me orgulha por estar no Nordeste, sobretudo no Ceará, que sempre nos acolheu bem.”

O empresário ainda aproveitou o momento para agradecer aos agentes de viagens. “A palavra resiliência cabe muito bem ao Turismo e aos agentes. O advento da pandemia mostrou o quão importante é este profissional para o setor. Vendo, agora, essa situação em Israel, o agente está sempre presente encontrando formas de ajudar”, pontuou Breno, que ainda destacou a importância de investimentos na malha aérea nacional e incentivos que reduzam as tarifas aéreas.

“O foco é o desenvolvimento sustentável do Turismo através da criação de empregos, favorecendo a economia e destacando as belezas do Brasil”, frisou o empresário .

Como forma de reconhecimento pela dedicação ao setor, a BTM homenageou, nesta edição, Celso Guelfi, presidente da GTA; Wendell Paiva, turismólogo e jornalista; José Elialdo da Rocha Barbosa, recepcionista; e Rodrigo Mont’Alverne, gerente de Marketing da Guanabara, empresa de turismo rodoviário.

Murilo Santa Cruz, presidente da Abav Ceará, destacou a relevância do evento para a região. “O evento se tornou o epicentro do turismo do Norte e Nordeste do brasil ao longo dos últimos anos. Pela dedicação e esmero de Breno, Bruno e Cláudio, o Ceará se torna o palco do Turismo”, destacou.

Para Marcos Pompeu, secretário executivo na Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio-CE, enalteceu o empenho dedicado pelos empresários na realização do evento. “Desde a primeira edição da BTM aqui no Ceará apoiamos este grande movimento de capacitação e negócios, além da divulgação internacional, que faz da BTM um grande evento.”

“Para Fortaleza, ter um evento de negócios é uma estratégia que viemos trabalhando nos últimos anos não só para termos grandes eventos e congressos, mas fomos atrás também de eventos esportivos como os campeonatos mundiais de kitesurf, triátlon, que serão realizado ainda neste segundo semestre”, falou Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza.

Bruno Mesquita, irmão de Breno, esteve no evento e registrou a impressão ao rever a feira após estar distante por três anos. “Vim para o evento a pedido do meu irmão, após uma temporada no Canadá. Estou admirado e orgulhoso de tudo que eles têm feito. E, como a gente sempre falou desde o início, o evento é de todo o trade, é de todos vocês, da Paraíba, e do Ceará, Piauí, é do Nordeste”, afirmou.

Nesta edição, a feira chega com uma novidade no design. Inspirado na Sphere, construída em Las Vegas, a BTM montou um cubo de mais de 500m² de LED, localizado no centro do pavilhão.

“Em 2023 temos a alegria de sermos, mais uma vez, anfitriões de uma feira tão importante. São mais de 520 horas de programação que vão fortalecer o setor. Me sinto segura em dizer que ao longo dos próximos dias estaremos colaborando com o futuro, criando experiência autênticas”, disse Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará.

Representando Celso Sabino, ministro do Turismo, Milton Zuanazzi, secretário nacional de Planejamento, Competitividade e Sustentabilidade do Turismo, explicou a importância de parcerias público-privada para o desenvolvimento do Turismo. “O Turismo é formado por três verbos: desenvolver, qualificar e promover. Destinos e produtos estão juntos, assim como público e privado, porque para que a experiência do turista seja boa é preciso que o todo o conjunto seja bom. Público e privado devem andar juntos, está no DNA do Turismo”, defendeu Zuanuazzi sobre as parcerias que devem ser buscadas para incentivar as cidades a se tornarem Destinos de Interesse Turísticos (DTI).

O Brasilturis viaja a convite do Brazil Travel Market (BTM) como media partner oficial e proteção Affinity Seguros