Salvador supera 65% de ocupação durante perí­odo de férias

A cidade de Salvador registrou uma ocupação hoteleira de 64,13% durante o mês de julho de 2024, impulsionada pelas férias escolares na região Sudeste, principal mercado emissor de turistas para a capital baiana. O índice foi ligeiramente superior ao registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 63,95%, e apresentou um crescimento significativo em relação ao mês anterior, que teve uma ocupação de 52,89%.

Além do impacto positivo das férias, a movimentação de congressos e eventos na cidade também desempenhou um papel crucial nesse resultado, especialmente nos dias úteis, quando a taxa de ocupação chegou a 65,04%, superando a dos finais de semana, que ficou em 61,53%. Entre os polos hoteleiros de Salvador, o tradicional Barra-Ondina destacou-se com a melhor ocupação média, seguido por Itapuã-Stella Maris, uma região mais voltada para o turismo de lazer. Já os polos do Centro Histórico e Pituba-Tancredo Neves, apesar de menos impactados pelo efeito das férias, também registraram desempenho superior aos meses anteriores.

A diária média dos hotéis em Salvador também apresentou um crescimento expressivo, atingindo R$ 595,62 em julho, um aumento significativo em comparação ao mesmo mês de 2023, quando a média foi de R$ 498,19. Excluindo os hotéis de luxo, a diária média ficou em R$ 439,91. O Revpar (renda por apartamento ocupado) em julho foi de R$ 381,99, refletindo o bom desempenho do setor.

O mercado doméstico continuou sendo o principal responsável pela ocupação hoteleira, embora a retomada gradual de voos internacionais tenha contribuído para um aumento no número de turistas estrangeiros. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Salvador recebeu 3,6 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2024, superando, pela primeira vez, os números do período pré-pandemia, que foi de 3,5 milhões de passageiros em 2019, e registrando um aumento de 6,6% em relação a 2023.

A maioria dos visitantes que chegaram a Salvador no primeiro semestre foi composta por brasileiros, com apenas 5,2% provenientes de voos internacionais. No entanto, o número de passageiros internacionais cresceu 41,1% em relação ao mesmo período de 2023, embora ainda esteja 12% abaixo dos números de 2019. “Salvador e a Bahia têm zonas turísticas com atrativos muito desejados pelos turistas internacionais, mas sua vinda depende fortemente da ligação aérea direta. Torcemos e acreditamos que os esforços para atrair novos voos e companhias tenham êxito já neste segundo semestre, para que Salvador retome seu lugar como principal porta de entrada de turistas internacionais no Nordeste”, pontua Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA.

Os dados apresentados são resultado da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) nas seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva, constituindo um indicador essencial para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana. Os números do primeiro semestre de 2024 indicam que a taxa de ocupação segue em um processo de recuperação dos patamares pré-pandemia, com expectativa de crescimento contínuo.

Últimas notícias

GOL passa a aceitar Apple Pay e Google Pay na compra de passagens

A GOL anunciou nesta semana uma novidade que promete...

Mobility celebra 25 anos comemorando a fidelidade dos clientes

São Paulo (SP) - "99,9% do meu negócio é...

São Paulo registra crescimento de eventos e turismo no primeiro trimestre de 2025

São Paulo (SP) - Promovido nesta quinta-feira (20) pela...

EmDiaCom debate Perse e importância de se associar

São Paulo (SP) - Promovido pela Visite São Paulo...

Setur-SP lança Guia de Turismo Judaico para promover diversidade religiosa

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de...

Tópicos

GOL passa a aceitar Apple Pay e Google Pay na compra de passagens

A GOL anunciou nesta semana uma novidade que promete...

Mobility celebra 25 anos comemorando a fidelidade dos clientes

São Paulo (SP) - "99,9% do meu negócio é...

São Paulo registra crescimento de eventos e turismo no primeiro trimestre de 2025

São Paulo (SP) - Promovido nesta quinta-feira (20) pela...

EmDiaCom debate Perse e importância de se associar

São Paulo (SP) - Promovido pela Visite São Paulo...

Tap retoma voo Lisboa-Porto Alegre e brinda com espumante gaúcho

Após uma pausa de 10 meses devido às enchentes...

Brand USA realiza Sales Mission e reforça conexões entre Brasil e EUA

A Brand USA realizou nesta quarta-feira (20) mais uma...
spot_img

Relacionados