Muitos brasileiros ainda se preparam para a emocionante experiência de conhecer a neve. Bariloche, destino com neve mais próximo do Brasil, além das reconhecidas pistas de esqui, também famosa por suas paisagens deslumbrantes e diversas atividades de inverno, é o destino perfeito para quem busca aventura e diversão. O destino agora também conta com voos Latam para Santiago.

Com a chegada da neve, que se acumulou no Cerro Catedral, o maior centro de esqui da América do Sul, e a abertura da temporada de inverno 2024 antecipada no mês junho, a Emprotur, responsável pelo turismo da cidade, afirmou que essa promete ser a temporada mais longa de toda a história. Ao todo, o Cerro Catedral possui 1,2 mil hectares esquiáveis e 58 pistas para todos os níveis.

Para garantir que a primeira experiência na neve seja inesquecível e segura, confira algumas dicas essenciais:

  • Roupas adequadas
    Investir em roupas adequadas é essencial para se proteger do frio intenso e das condições climáticas adversas em Bariloche. Casacos impermeáveis, calças térmicas, luvas, gorros e cachecóis ajudam a manter o corpo aquecido e seco. Para quem está preocupado com o excesso de bagagens, é possível alugar roupas de frio na própria cidade. Vale ressaltar que usar várias camadas de roupas permite ajustar a proteção térmica, conforme a temperatura varia ao longo do dia. As roupas apropriadas também garantem conforto, permitindo aproveitar melhor as atividades ao ar livre.
  • Proteja-se do sol
    O reflexo do sol na neve pode intensificar a radiação UV, tornando-se mais fácil sofrer queimaduras. Protetor solar, óculos de sol e protetor labial são essenciais para proteger a pele e os olhos. Assim é possível prevenir queimaduras e outros danos à pele.
  • Equipamentos
    Se planeja esquiar ou praticar snowboard, a dica é alugar equipamentos de qualidade. Será possível encontrar opções em Bariloche mesmo. Esquis e snowboards, por exemplo, podem ser locados em lojas especializadas, garantindo que você tenha o equipamento correto para o seu tamanho e nível de habilidade. Equipamentos bem ajustados proporcionam mais segurança e desempenho nas pistas, reduzindo o risco de acidentes. As lojas especializadas também oferecem manutenção regular dos itens, assegurando que eles estejam em boas condições de uso.
  • Aulas de esqui
    Para quem nunca esquiou, aulas com instrutores profissionais são altamente recomendadas. Em Bariloche, é possível encontrar pistas de esqui para todos os níveis e aulas para adultos e crianças. Para aprender as técnicas básicas do esqui e garantir a segurança durante a prática, os instrutores profissionais ensinam a postura correta, técnicas de freio e controle, e como evitar lesões. Isso aumenta a confiança do praticante e a segurança nas pistas.
  • Transfer para o Cerro Catedral
    Uma das principais dicas é: contrate um transporte que fique responsável pela sua ida e volta no passeio até o Cerro Catedral. Essa dica vai facilitar muito e te deixar tranquilo enquanto aproveita as atividades. O Cerro Catedral é uma das montanhas mais conhecidas em San Carlos de Bariloche, localizada no Parque Nacional Nahuel Huapi, além disso é o centro de esqui mais desenvolvido da América do Sul e funciona durante as quatro estações, inclusive na temporada de inverno.
  • Seguro de viagem
    Contratar um seguro-viagem pode salvar as férias. Não é obrigatório ter um para entrar na Argentina, mas qualquer incidente por lá pode acabar saindo bem caro. Se a ideia for praticar esportes como snowboard e esqui, vale a pena contratar um seguro que cubra acidentes esportivos. O frio extremo de Bariloche também pode pegar brasileiros de surpresa, causando gripes, problemas musculares e até mesmo hipotermia sem a proteção correta contra as temperaturas negativas da região. Em todos esses casos, um seguro-viagem cobre a visita ao médico ou pronto-socorro, exames e até gastos com medicamentos.

Para mais informações, acesse o site oficial do Turismo de Bariloche.