Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmam que o setor de eventos movimentou cerca de R$ 209,2 bilhões em 2019, representando 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, é responsável pela geração de 6,6% de todos os  empregos que são gerados no País, impactando positivamente a economia. Por outro lado, o Turismo é responsável por cerca de 8% do Pib brasileiro, de acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo.

“O Turismo já contribui com 8% do PIB brasileiro e seguimos firmes para alcançar os dois dígitos. Sabemos que essa atividade emprega dezenas de milhares de pessoas em todo país e é uma indústria limpa, que não tem chaminé”, reforçou Sabino durante participação em um evento para gestores públicos. Na ocasião, ele também avaliou que a participação do setor deve ser ampliada ainda em 2024 e que quase metade dos empreendedores da indústria do turismo é formada por micro e pequenos empreendedores. 

No turismo, os eventos especializados geram um volume significativo de negócios e contribuem para o desenvolvimento sustentável da indústria. Focados em trazer inovação, fomentar negócios e gerar networking, eles têm papel fundamental no desenvolvimento do setor. Vale também ressaltar que a participação nesses eventos proporciona, ainda, uma oportunidade única para que os profissionais mantenham-se atualizados sobre as tendências do mercado, além de estabelecerem contatos valiosos e descobrirem oportunidades de negócios, consolidando a posição do Brasil como um destino turístico globalmente competitivo.

Com base nesse propósito, o Brasilturis Jornal compilou os principais eventos do segundo semestre de 2024 e conversou com representantes de alguns deles. Confira!

Abav Expo

A 51ª Abav Expo 51 retorna após 22 anos para a capital federal, e contará com mais de 30 mil m² de área ocupada. A organização estima atrair 30 mil participantes e mais de 1,5 mil marcas para o evento, que contará com a presença de 60 compradores internacionais convidados, 20 nacionais, 20 DMCs e 20 do segmento Mice. Gerando, assim, um impacto significativo nos negócios. A edição deste ano promete uma experiência robusta com muitas oportunidades de negócios, conhecimento e relacionamento.

A Abav Expo enfatiza novamente a temática ESG, com capacitações sobre sustentabilidade e inovação na Abav Talks. O Buyers Club foi ampliado para incluir players internacionais e nacionais, promovendo Brasília e o destino Brasil. A presença de membros do poder executivo, legislativo e judiciário visa demonstrar a importância do Turismo, que representa 8% do Pib brasileiro. As embaixadas também estarão presentes para promover seus destinos. As inscrições podem ser realizadas no site oficial da Abav Expo.

Com uma infraestrutura ampliada e uma programação rica, a Abav Expo 51 busca não apenas promover negócios, mas também fomentar o desenvolvimento sustentável e inovador do turismo. A expectativa é de corredores cheios e muitas oportunidades de negócios durante o evento.

Abav Meeting

A terceira edição do Abav Meeting promete trazer grandes novidades e aprimorar a experiência dos 250 participantes que são esperados. O evento,  fruto da junção da Convenção Aviesp e do Fórum Executivo da Abav-SP, será realizado no Meliá Paulista, localizado no coração de São Paulo. A organização está investindo fortemente na estrutura do evento para proporcionar uma experiência ainda mais rica aos participantes.

A programação deste ano incluirá palestras e painéis inspiradores, além de análises econômicas para 2025 e diversas oportunidades de relacionamento e networking. De acordo com Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp, esta será uma excelente oportunidade de capacitação para os associados. “Trata-se de um evento exclusivo aos proprietários das agências associadas, desta forma a programação também é focada nas dores e necessidades destas agências.É um público bem qualificado o que nos desafia a trazer uma programação cada vez melhor”, pontuou.

O evento contará novamente com uma área de negócios, onde expositores e patrocinadores terão a oportunidade de interagir diretamente com as agências associadas. Este ano, o espaço será maior devido à alta demanda de empresas interessadas em estreitar relações com os participantes.

Para participar, é necessário ser associado adimplente há pelo menos seis meses. Os associados de fora de São Paulo terão direito a dois dias de hospedagem (4 e 5 de dezembro) com café da manhã no Meliá Paulista, em apartamento compartilhado. A alimentação (almoço em ambos os dias, jantar no dia 5 e happy hour no dia 4) está inclusa para todos os participantes. “Estamos ansiosos para receber todos os participantes e juntos explorarmos o cenário atual do turismo e as novidades do mercado nacional e internacional”, conclui Waltrick.

BTM

O Brazil Travel Market (BTM), realizado anualmente em Fortaleza, é um dos principais eventos de turismo no Brasil. Voltado para profissionais da indústria, o BTM oferece uma plataforma robusta para networking, com a presença de agentes de viagens, operadoras de turismo, companhias aéreas e fornecedores de serviços turísticos. Em 2023, o evento reuniu mais de 4,5 mil participantes e 192 estandes, destacando-se como um ponto de encontro vital para gerar negócios e apresentar novos produtos e serviços.

“Todos os anos, buscamos aprimorar o nível de excelência dos profissionais do setor de turismo que participam de nosso evento. Realizamos um extenso levantamento ao longo do ano, com o intuito de identificar e convidar as mais renomadas agências e operadoras das regiões Norte e Nordeste”, conta Claudio Junior, CEO da BBC Eventos – empresa que promove o BTM. “Este será o quarto ano que realizaremos a BTM em Fortaleza (CE) e esperamos receber mais de 5 mil profissionais para uma média de 200 estandes”.

A rodada de negócios da edição de 2024 da BTM contará com 20 mesas, cada uma com um expositor com sete minutos para apresentar seus produtos para 10 agentes de viagens por vez – totalizando um alcance de 200 agentes por rodada. 

No quesito de inovação,o evento também terá conteúdos voltados aos segmentos Mice e corporativo. Segundo Claudio, a organização está acompanhando tendências e buscando inovações em todas as áreas, visando levar palestras que agreguem maior valor para esses mercados. Além disso, a empresa também esteve analisando ações de ESG de outros eventos para entender o que está sendo mais praticado e efetivo para implementar no BTM 2024, como associações com ONGs, doações de plantas e novidades que serão anunciadas na própria feira.

Connection Terroirs do Brasil

Gramado se consolida como referência nacional em produtos com certificação de origem ao sediar o Connection Terroirs do Brasil. O evento, organizado pela Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos com correalização do Sebrae, ocorrerá de 28 a 31 de agosto e contará com a participação de 50 produtores certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – um aumento em comparação a 2023, quando participaram 27 produtores certificados.

A Rua Coberta será o cenário para uma exposição e comercialização de produtos certificados como cafés, vinhos, queijos, mel, chocolate e erva-mate. O evento proporcionará oportunidades de negócios B2B e B2C, com participação internacional de Portugal e Argentina. O Cine Embaixador abrigará palestras sobre turismo e desenvolvimento regional com mais de 15 especialistas. O evento também incluirá aulas-shows com renomados chefs e degustações de pratos harmonizados com produtos de Indicação Geográfica.

Eduardo Zorzanello, CEO do evento, destaca a importância de promover produtos originários e únicos, ressaltando a interação entre biodiversidade e conhecimento humano nos biomas do Brasil. “Foi pensando em toda a riqueza que os brasileiros produzem utilizando a terra e a natureza com responsabilidade, e com o objetivo de dar a projeção e o reconhecimento merecidos, que criamos o Connection Terroirs do Brasil. É um evento voltado a promover os produtos de origem, típicos e únicos que resultam da interação entre a biodiversidade e os saberes e fazeres humanos nos biomas do Brasil”, ponderou.

Luciana Thomé, curadora do evento, menciona que selos de originalidade, como a Indicação Geográfica, podem transformar regiões em destinos turísticos prósperos, citando o exemplo do café da Região do Cerrado Mineiro. “Ao garantir um selo de originalidade como a Indicação Geográfica, aquela região tem na mão a oportunidade de se desenvolver como um destino turístico, movimentando a economia local e possibilitando que toda a região cresça”, pontuou.

A entrada para a exposição e cozinha show será gratuita. O acesso à área de conteúdo, com credenciamento pelo site do evento, custa R$ 350, e os valores arrecadados serão doados ao município de Santa Tereza (RS), afetado pelas enchentes que ocorreram em maio. O passaporte inclui entrada em mais de 10 parques temáticos da região.

Feira de Turismo Avirrp

Realizada entre os dias 30 e 31 de agosto, a 26ª Feira e Turismo Avirrp tem como tema “A força do interior paulista” e promete uma experiência enriquecedora para profissionais do setor. Este ano, a feira será realizada com uma programação diversificada, incluindo palestras e capacitações pela manhã, seguidas por uma feira de negócios à tarde. As empresas expositoras terão a oportunidade de apresentar suas novidades e tendências para a alta temporada e o início das férias de 2025 para agentes de viagem de todo o Brasil.

São esperadas cerca de 5 mil pessoas entre profissionais do turismo, imprensa, visitantes e expositores, além de autoridades, nos dois dias de evento. O encontro, realizado no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto (SP), prevê aumento de 23% com relação ao público da edição anterior. Quanto ao número de empresas participantes, o aumento foi de 25% de expositores.

Como grande novidade, a feira será encerrada com uma festa temática “NOITE TROPICAL”. Será contratada uma banda show para proporcionar animação musical e celebrar o sucesso do evento com todos os participantes, expositores e convidados.

Festuris

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, considerada a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas, realizará sua 36ª edição de 7 a 10 de novembro no Serra Park. O evento mantém expectativas de crescimento no número de marcas expostas e unidades de negócios, superando os resultados positivos da edição anterior, que contou com cerca de 2.500 marcas e mais de 15 mil visitantes.

Em 2023, 92% dos expositores confirmaram ter realizado negociações durante a feira, e 98% avaliaram o evento como positivo. Para este ano, espera-se um aumento de mais de 10% no número de marcas, com maior procura por espaços segmentados como LGBT+ e Luxury. A logística de chegada a Gramado será facilitada pela operação dos aeroportos de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Florianópolis.

Entre as novidades da edição deste ano estão confirmados os espaços temáticos como Luxury, LGBT+, Wedding, Business & Innovation, Green Experience e Food & Drinks, além dos novos Espaços RS e Health & Wellness. O Espaço RS destacará o potencial turístico do Rio Grande do Sul, enquanto o Health & Wellness promoverá a união entre medicina convencional e práticas complementares, oferecendo produtos e destinos de bem-estar.

Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, ressalta a importância do evento na retomada do Turismo no Rio Grande do Sul, especialmente após os desafios climáticos enfrentados pelo estado. “O Festuris é um evento indutor nessa retomada do turismo gaúcho, é uma referência e é fundamental que aconteça para trazer ânimo ao turismo do Rio Grande do Sul. É a oportunidade de mostrar para o Brasil e o mundo como estamos nos recuperando. A infraestrutura do estado está sendo reparada e cada vez mais os deslocamentos vão se normalizando, antes ainda do Festuris o aeroporto Salgado Filho estará novamente em operação”, enfatiza.

Fohb

Para a 6ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria, o FOHB espera atrair um público diversificado de profissionais da hotelaria, desde gestores de grandes redes até investidores do mercado. O evento será uma imersão enriquecedora com palestras inspiradoras, momentos de networking e experiências gastronômicas. A expectativa é que a exposição e ativação das marcas patrocinadoras, juntamente com as oportunidades de networking, possibilitem a criação e manutenção de parcerias estratégicas importantes.

Esta edição promete uma jornada inspiradora com palestrantes de renome, como Mailson da Nóbrega, que discutirá as perspectivas econômicas do Brasil, e Cristiano Vasques, que abordará o panorama da hotelaria para 2024/25. Lúcia Helena Galvão falará sobre a leveza no trabalho, e Fábio Gandour explorará a relação entre inteligência artificial e hotelaria. O tema “A Era da Experiência” será destacado na parte da tarde, com apresentações focadas na essência da hospitalidade. Os convidados também desfrutarão de gastronomia de alta qualidade, incluindo um almoço oferecido pela Tramontina e um coquetel de encerramento.

Para 2024, o evento será realizado no Rosewood Hotel em São Paulo, um local que oferece um ambiente sofisticado e de alto nível, complementado por culinária excepcional. Apesar do espaço menor comparado à edição anterior, o destaque estará nas experiências proporcionadas aos convidados, com especialistas que garantirão insights valiosos e novas conexões profissionais.

Fórum Abracorp

Em agosto, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) realiza o 10º Fórum Abracorp, que nesta edição está dedicado ao tema Inovação Sustentável. O evento, que ocorre no Hotel Gran Mercure Ibirapuera, em São Paulo, tem a expectativa de reunir 150 profissionais do setor.

Aberto para gestores de viagens, compradores e associados, o evento conta com a parceria da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) e Travel Managers Group (TMG).

“O mercado vem se transformando com muita velocidade e precisamos desse momento para reflexões e alinhamento entre todos os envolvidos”, diz Siderley Santos, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.

Na programação estão previstas palestras que tratam sobre temas como encantamento do cliente, futuro do turismo corporativo e desafios e soluções no processo RFP.

Fórum Clia Brasil 

O 6º Fórum Clia Brasil 2024 acontecerá em 28 de agosto na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. Com o tema central “Competitividade do Brasil no Setor de Cruzeiros: Ações Necessárias e Caminhos Trilhados”, o evento reunirá autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros para discutir tendências e desafios do setor. São esperadas entre 300 e 400 pessoas, incluindo figuras importantes como Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, e Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil.

Durante o fórum, serão lançados os números oficiais da Temporada 2023/2024, apresentados pela Clia em parceria com a FGV. O evento focará em temas como custos de operação, infraestrutura, regulação, desenvolvimento de novos destinos e sustentabilidade. Marco Ferraz, presidente da Clia, enfatizou a importância de melhorar a competitividade do Brasil no setor de cruzeiros, ressaltando que o fórum é essencial para a indústria no País.

“O Brasil precisa melhorar sua competitividade, e esse tema estará presente em toda a programação do evento. O Fórum tem se fortalecido a cada ano e se tornou essencial para a indústria de cruzeiros no Brasil. Realizar o evento em Brasília proporciona o ambiente ideal para discussões aprofundadas e colaborativas, que podem nortear trabalhos e soluções”, afirmou Ferraz.

O evento também contará com palestras de Estela Farina, diretora geral da NCL no Brasil, e André Pousada, vice-presidente regional de Relações Governamentais para América Latina do Grupo Royal Caribbean.

Next Travel Minas

A Travel Next Minas chega à sua segunda edição, marcada para os dias 16 e 17 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte. Este ano, o evento expandiu para 6,1 mil metros quadrados, com quase 300 estandes e mais de 600 marcas expositoras. A área das operadoras também cresceu, com 22 participantes confirmadas, incluindo seis operadoras-âncoras. Espera-se a presença de 5 mil pessoas e cerca de 600 expositores nacionais e internacionais. Em 2023, o evento movimentou aproximadamente R$ 40 milhões, segundo dados do Sebrae.

As fam travels, operadas por Cativa, FRT e Orinter, levarão de 800 a 1.000 agentes de viagem para participar de rodadas de negócios e capacitações. A inovação será destaque com ativações tecnológicas, como robôs-concierge, e uma programação rica em palestras e debates curados por Daniel Turbox.

O evento pretende elevar a jornada profissional dos agentes de viagens, focando nos pilares Travel Lux, Travel Tech e Travel Wellness. Por meio destes pilares o evento oferecerá experiências únicas, como gamificação no Travel Tech, ativações no Travel Lux, e uma proposta sensorial no Travel Wellness, em parceria com o Buddha Spa e Transamerica Comandatuba.

Salão Nacional do Turismo

A 8ª edição do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, que será realizada de 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, será ainda maior e com muito mais atrativos e produtos turísticos para o público.

Em um espaço de 40 mil m², o evento, que tem entrada gratuita, já tem a presença confirmada de todas as Secretarias Estaduais de Turismo e terá capacidade de receber cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias, mais que o triplo da edição do ano passado.

Semanalmente, o Ministério do Turismo divulga, tanto no Portal MTur quanto nas redes sociais oficiais do MTur, informações, dados e novidades que estarão presentes no evento.

“O Salão do Turismo é a oportunidade para promovermos a diversidade dos atrativos brasileiros em um só lugar e estimularmos o brasileiro a conhecer o que o nosso país tem de melhor. Neste ano, será na cidade maravilhosa, um dos principais destinos nacionais. Vamos reunir no Rio Centro experiências turísticas naturais, culturais, históricas e gastronômicas que estão disponíveis em todas as regiões do País!”, ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Agenda de eventos

Agosto

Salão Nacional do Turismo

08 a 11/08

Local: Rio de Janeiro (RJ)  – Brasil

26ª AVIRRP

30 e 31/08

Local: Ribeirão Preto (SP) – Brasil

Virtuoso Travel Week

10 a 16/08

Local: Las Vegas – Estados Unidos

Travel Next Minas

16 e 17/08

Local: Belo Horizonte (MG) – Brasil

Connect Travel Marketplace

27 a 29/08

Local: Milwaukee – Estados Unidos

Festur Alagoas

30 e 31/08

Local: Maceió (AL) – Brasil

Setembro

Mice Meeting 2024

02 e 03/09

Local: São Paulo (SP) – Brasil

Expo Ski

09 10/09

Local: São Paulo (SP) – Brasil

ITB Índia

11 a 13/09 

Local: Mumbai – Índia

VI Fórum Nacional de Hotelaria

16/09 

Local: São Paulo (SP) – Brasil

IFTM Top Resa

17 a 19/10

Local: Port Versailles – França

Equipotel

17 a 20/09

Local: São Paulo (SP) – Brasil

ILTM North America

23 a 26/09

Local: Baha Mar – Bahamas

Abav Expo 2024

26 a 28/09 

Local: Brasília (DF) – Brasil

FIT Argentina

28/09 a 01/10 

Local: Buenos Aires – Argentina

III Congresso Brasileiro de Trilhas

14 a 17/09

Local: São Paulo (SP) – Brasil

Tourism Expo Japan

26 a 29/09

Local: Osaka – Japão

Outubro

TTG Travel Experience

09 a 11/10

Local: Rimini – Itália

International Golf Travel Market (IGTM) 

14 a 17/10

Local: Lisboa – Portugal

ITB Asia

23 a 25/10

Local: Marina Bay Sands – Cingapura

Brazil Travel Market (BTM)

24 e 25/10

Local: Fortaleza (CE) – Brasil

IGLTA Global Convention

23 a 26/10

Local: Osaka – Japão

Novembro

WTM London

05 a 07/11

Local: Londres – Inglaterra

Festuris

07 a 10/11

Local: Gramado (RS) – Brasil

IAAPA Expo

19 a 22/11

Local: Orlando – Estados Unidos

BenchMICE – 4ª edição TBD

27/11

Local: a confirmar

Dezembro

Visit Pernambuco Travel Show

03 e 04/12

Local: Ipojuca (PE) – Brasil