BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

São Paulo avança na revitalização da rota transcontinental indí­gena

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realizará, na próxima terça-feira (3), uma reunião híbrida com representantes de 25 municípios do Estado de São Paulo que fazem parte do histórico Caminho do Peabiru. Essa antiga rota indígena, que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico e atravessa São Paulo, Paraná e Peru, está no centro de iniciativas voltadas ao desenvolvimento e divulgação turística.

O objetivo do encontro é formar novas parcerias que impulsionem o turismo cultural na região, destacando o legado das civilizações indígenas, como os guaranis, kaingang e xetá, além dos incas e colonizadores que influenciaram a história local. “Queremos valorizar o patrimônio cultural e histórico dessas civilizações e criar novas atrações turísticas que englobem história, aventura e contemplação”, afirmou o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

A Setur-SP deu início a essas ações em 21 de junho, assinando um protocolo de intenções com a Associação Dákila Pesquisas para mapear o Caminho do Peabiru e desenvolver atividades de sensibilização e promoção do destino. A nova reunião busca ampliar a visibilidade do projeto e atrair parceiros que possam ajudar a consolidar o roteiro em todo o Estado de São Paulo. Em setembro, a Setur-SP também iniciará conversas com o Paraná, que está desenvolvendo projetos semelhantes para o Caminho do Peabiru.

Apesar de grande parte do trajeto original do Caminho do Peabiru ter sido perdido ao longo dos séculos, engolido pela natureza ou transformado em estradas, a rota tem sido redescoberta e está sendo apresentada ao público por meio de novos passeios turísticos. Historicamente, o caminho começava em São Vicente, passava pela capital paulista e seguia por Sorocaba, atravessando a Cuesta de Botucatu até chegar ao Rio Paranapanema.

O nome Peabiru, que em Guarani significa “caminho para o céu”, refere-se a uma rede de trilhas que se estende por cerca de três mil quilômetros, criada há milhares de anos. Originalmente utilizada em práticas religiosas, a rota foi posteriormente adotada pelos europeus em sua busca por ouro e prata. Pesquisas recentes sugerem que as trilhas do Caminho do Peabiru se estendiam até o Monte Nemrut, na Turquia, evidenciando a importância dessa rota transcontinental

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

MSC troca navio e confirma retorno...

MSC Lirica é substituído por embarcação da mesma classe para temporada 2025/2026; Sinfonia fará itinerários com embarques em Santos, Rio e Itajaí

MSC promove sessão especial de F1...

MSC reforça parcerias com a Fórmula 1, Apple e Alpine, e celebra o naming rights de três GPs até 2030

MSC cancela Grand Voyage do Lirica;...

Passageiros afetados pela saída de 7 de novembro poderão escolher novo roteiro ou reembolso até 17 de julho

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS