O setor de Turismo recebe, nesta terça-feira (10), a notícia do falecimento do advogado João Bueno da Costa Neto, que infartou durante a madrugada em São Paulo, de acordo com informações preliminares. Com uma carreira marcada pela dedicação e profissionalismo, João Bueno desempenhou um papel significativo na indústria de viagens e turismo, além de sua atuação em diversas áreas do Direito.

O velório será realizado ainda nesta terça (10), no Cemitério do Araçá, em São Paulo, das 12h às 15h. O enterro acontece em seguida, no Cemitério Gethsêmani, localizado no bairro da Vila Sônia, às 17h.

Desde 2018, João Bueno consolidou sua presença junto às empresas da indústria de viagens, onde aplicou sua visão estratégica para atender às demandas do mercado. O profissional atuou em entidades como ABGev, Alagev e Resorts Brasil (ABR), e empresas hoteleiras como Blue Tree e Sol Meliá, além de ter sido colunista do Brasilturis Jornal.

Além do turismo, sua experiência também incluiu o setor da saúde, com destaque para sua atuação junto às Organizações Sociais (O.S.) e contratos administrativos. João sempre defendia a importância de minimizar riscos e preservar direitos, pautando sua atuação pelas melhores práticas e pela ética no exercício da advocacia. Sua paixão pelo turismo e pela advocacia era evidente, sendo um exemplo de comprometimento e dedicação para colegas e parceiros de trabalho.

Homenagem e legado

A Skål Internacional São Paulo publicou uma nota de pesar que presta homenagem a João Bueno, destacando sua trajetória e seu impacto no setor. Confira na íntegra:

“É com profundo pesar que registramos o falecimento do advogado, amigo e dirigente skålega João Bueno da Costa Neto. Profissional experiente com atuação preventiva e contenciosa nas áreas cível e comercial, com passagens por renomados escritórios de advocacia, e departamentos jurídicos de empresas e instituições financeiras.

Além de dominar assuntos relacionados ao Compliance Empresarial, Direito Contratual e o Direito voltado para o terceiro setor, desde 2018 atuou com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com presença destacada junto às empresas da indústria de viagens, como redes hoteleiras, agências de viagens especializadas no atendimento corporativo e associações.

Sua experiência e atuação profissional abrangeu a área da saúde, notadamente junto às Organizações Sociais (O.S) e os contratos administrativos.

Entusiasta da causa associativa, foi integrante voluntário da ABGev, Alagev, Resorts Brasil e membro da Comissão de Direito Aplicado à Hotelaria e Turismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).”​

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) emitiu uma nota de pesar, despedindo-se do profissional. Confira, na íntegra:

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) lamenta profundamente o falecimento de João Bueno da Costa, ocorrido nesta terça-feira (10). João foi um membro ativo da comunidade, atuando como associado e presidente do Conselho da Alagev, além de ser um grande amigo de todos os membros. A perda é irreparável para a entidade e para todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele.

A diretora executiva da Alagev, Luana Nogueira, ressalta a importância de João Bueno para a associação e o impacto de sua partida precoce: “Hoje, nossa comunidade perdeu um de seus membros mais valiosos: João Bueno da Costa, que muito contribuiu com a Alagev, e era nosso amigo há muitos anos. É com grande pesar em nossos corações que recebemos a notícia e a compartilhamos com todos os associados. João, em toda a sua jornada com a gente, trouxe contribuições inigualáveis para a associação. Sua dedicação, ética e amizade deixaram uma marca profunda e indelével em todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo”.

João Bueno consolidou uma presença significativa junto às empresas da indústria de viagens, sempre aplicando sua visão estratégica para atender às crescentes demandas do mercado. Sua atuação em entidades como a Alagev e Resorts Brasil (ABR), além de passagens por renomadas empresas hoteleiras como Blue Tree Hotels e Sol Meliá, foi marcada por seu compromisso em promover o desenvolvimento e a excelência do setor.