BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Relatório da Clia destaca avanços ambientais nos cruzeiros

A Cruise Lines International Association (Clia), principal representante global da indústria de cruzeiros, divulgou seu relatório anual de tecnologias e práticas ambientais, destacando o progresso com foco na sustentabilidade, com investimentos em navios e tecnologias que utilizam combustíveis alternativos e de transição.

“As companhias de cruzeiro continuam reduzindo suas emissões no mar e nos ancoradouros, na busca de emissões líquidas zero até 2050”, afirma Kelly Craighead, presidente e CEO da Clia. “O relatório deste ano mostra como a indústria está investindo em tecnologias que permitirão o uso de mais fontes de energia renováveis e adotando práticas ambientais que apoiam a sustentabilidade do setor”, completa.

Principais destaques do relatório

Perfil da Frota

A frota oceânica da Clia conta com 303 navios e capacidade para 635 mil passageiros, operados por 45 marcas, o que representa 90% da capacidade global do setor. Esse número reflete um aumento de 3,6% no número de navios e 3,34% na capacidade em comparação ao ano anterior.

  • 35% da frota é composta por navios pequenos (menos de 1.000 passageiros)
  • 38% são navios de médio porte (1.000 a 3.000 passageiros)
  • 26% são navios de grande porte (mais de 3.000 passageiros)

Flexibilidade de Combustível

As empresas membros da Clia estão investindo em novos navios com motores que permitem a utilização de combustíveis mais sustentáveis, como biodiesel renovável, metanol verde e gás natural liquefeito (GNL).

19 navios (7% da frota) utilizam GNL, que praticamente elimina emissões de enxofre e partículas, reduzindo as emissões de NOx em 85% e as de gases de efeito estufa (GEE) em até 20%.

Redução Catalítica Seletiva (SCR)

71 navios (25% da frota) já utilizam tecnologia SCR, que reduz partículas e NOx, ajudando-os a atender aos rigorosos padrões de emissões da Organização Marítima Internacional (Imo). O número de navios com SCR cresceu 34% em relação a 2023.

Energia em Terra (OPS)

147 navios (52% da frota) são capazes de se conectar ao fornecimento de energia elétrica em terra (OPS), permitindo o desligamento dos motores nos portos e uma redução de emissões em até 98%.

A previsão é que até 2028, 239 navios estejam equipados para utilizar OPS, incluindo os 64 navios que já estão em serviço e os 28 novos que serão entregues até 2028.

Atualmente, apenas 35 portos no mundo oferecem infraestrutura OPS, mas há financiamento para 22 portos adicionais e 16 estão planejando instalar o sistema.

Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais (AWTS)

225 navios (80% da frota) contam com sistemas avançados de tratamento de águas residuais, que excedem os requisitos internacionais da Marpol. Esses sistemas têm desempenho superior ao das estações de tratamento de algumas cidades costeiras e mais de um terço dos navios com AWTS atendem aos rigorosos padrões de liberação do Mar Báltico.

Produção de Água Doce

94% dos navios da Clia produzem sua própria água doce, e 60% da frota consegue gerar água suficiente para atender todo o consumo a bordo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Catar fecha espaço aéreo por segurança...

Medida é preventiva e responde a aumento de instabilidade entre Irã, Israel e Estados Unidos na região do Golfo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS