A Atrio Hotel Management lançou um projeto-piloto de totem de autoatendimento para check-in eletrônico no Ibis Budget Curitiba Centro, visando melhorar a experiência dos hóspedes e aumentar a eficiência operacional. Em operação desde agosto de 2024, o sistema já reduziu em 20% o tempo de check-in.
O desenvolvimento foi liderado por Carlo Pereira, diretor de Tecnologia e Inovação da Atrio, em parceria com a Samsotech, empresa de Dubai especializada em soluções tecnológicas para o setor de hospitalidade. O software foi adaptado para a realidade brasileira, permitindo a leitura de documentos como RG, CNH e passaporte. O gabinete do totem foi produzido no Brasil em parceria com a catarinense Videosoft.
O sistema é integrado ao Opera, software operacional do hotel, e oferece um processo completo, desde a identificação do hóspede até o pagamento e a emissão da chave. O totem de autoatendimento, no entanto, não permite o check-in de hóspedes que viajam com crianças, devido à exigência legal de comprovação de tutela.
Com planos de expandir a solução para outras duas unidades em Guarulhos (SP) até dezembro de 2024 e para mais 10 hotéis no primeiro semestre de 2025, a Atrio também prevê o lançamento de uma versão atualizada do totem, com interface mais amigável, desenvolvida por especialistas em UX.
Este projeto faz parte de um investimento de R$ 14 milhões em tecnologia e inovação para 2024. Além do totem, a Atrio já oferece pré check-in por celular e um chatbot com IA para reservas, buscando alinhar-se a tendências consolidadas em outros setores, como o varejo.
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