Brasília (DF) – Celso Sabino, ministro do Turismo, celebrou o fortalecimento do turismo brasileiro e reconheceu a força das agências de viagens neste processo. Por isso, durante cerimônia de abertura da 51ª Abav Expo, o líder da pasta assinou um documento formalizando o desejo da entidade de integrar o Conselho da Organização Mundial do Turismo (OMT). O anúncio foi feito ao final de sua fala, durante um evento que reuniu diversas lideranças e representantes do setor em Brasília.

Durante sua fala, Sabino reforçou a relevância do Turismo como motor de desenvolvimento econômico para o Brasil, especialmente para o Distrito Federal, que vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país. Ele destacou a realização de grandes eventos e feiras na região, incluindo shows internacionais, que atraem tanto turistas nacionais quanto estrangeiros.

“Vocês que estão vindo para Brasília, aproveitem para conhecer a grande culinária que a cidade oferece, nossos museus e o belíssimo Lago Paranoá”, incentivou o presidente da Abav, ressaltando os principais atrativos da capital federal. Ele também comentou sobre a beleza única do céu de Brasília, que, segundo ele, “parece que Deus fez algo especial, principalmente quando está com lua cheia”.

Celso Sabino, ministro de Turismo (Foto: Geovana Fraga/Brasilturis)

Sabino reconheceu o trabalho do governo federal, especialmente o de Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, pelo empenho na restauração da infraestrutura turística e na ampliação de aeroportos. Ele elogiou os investimentos que vêm sendo realizados pelo governo do presidente Lula, tanto em rodovias quanto em terminais aéreos, o que tem facilitado a entrada de turistas no país.

O ministro ainda destacou ainda o aumento de 18% nos voos internacionais para o Brasil e o crescimento de 14% no número de turistas estrangeiros, destacados durante discurso de Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Isso é uma oportunidade para que mais europeus, norte-americanos e outros turistas venham para cá, gastem dinheiro e contratem nossas agências de receptivo”, enfatizou Sabino, ressaltando o impacto positivo para a economia.

Sabino também celebrou os avanços no mercado de trabalho turístico, com a criação de mais de 315 mil novas vagas no setor entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, segundo dados do Caged. Ele agradeceu a todos os parceiros e líderes que têm contribuído para o crescimento do turismo no Brasil e reiterou o compromisso da Abav com a promoção e desenvolvimento do setor. Por isso, encerrou com a assinatura de um documento que formaliza o desejo da Abav de integrar o Conselho da OMT.

“Hoje, estamos celebrando o turismo, mas também o futuro. A integração ao Conselho da OMT será um passo importante para colocar o Brasil no centro das decisões globais do turismo”, finalizou o executivo.