A Parquetur, concessionária responsável pelos serviços de apoio aos visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, anunciou que o parque estará fechado para visitação nesta quinta-feira, 26 de setembro, por orientação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A medida foi tomada como precaução devido a um incêndio de grandes proporções nas proximidades da Vila de São Jorge, área de acesso ao parque.

De acordo com o comunicado, todos os ingressos comprados para o dia 26 de setembro poderão ser reagendados ou cancelados, de acordo com a conveniência dos visitantes. A Parquetur não informou uma data específica para a reabertura do parque, mas destacou que está monitorando a situação junto ao ICMBio para garantir a segurança do público, da fauna e da flora local.

“Nosso principal compromisso é garantir a segurança das pessoas e preservar o meio ambiente do parque. Estamos acompanhando o combate ao incêndio e seguiremos as orientações do ICMBio para reabrir o parque com total segurança para todos,” afirmou a Parquetur em nota oficial.

Para mais informações sobre o incêndio ou atualizações sobre a situação, os interessados podem entrar em contato com a chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Nayara Stacheski, que também está atuando como Oficial de Informações Públicas. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Ações de segurança e proteção ambiental

A Parquetur e o ICMBio reforçam seu compromisso com a segurança dos visitantes e com a preservação da biodiversidade da Chapada dos Veadeiros, um dos destinos de ecoturismo mais visitados do Brasil, conhecido por sua rica fauna e flora, além de suas belas paisagens naturais. A área abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, o que torna a proteção desse bioma essencial.