São Paulo (SP) – O Parque Capivari, localizado no coração de Campos do Jordão, tem se destacado como um dos principais destinos turísticos da Serra da Mantiqueira, atraindo milhões de visitantes anualmente. Com expectativas de fechar o ano de 2024 com 3,7 milhões de visitantes, o Parque Capivari continua a consolidar sua posição como um dos destinos turísticos mais importantes do estado de São Paulo, oferecendo uma combinação única de natureza, entretenimento e cultura.
Sob a gestão da Eco Jordão, concessionária estadual responsável pela administração do parque por 30 anos, o local passou por uma transformação significativa desde que foi assumido em 2019, resultado de um investimento de R$ 90 milhões, oferecendo uma vasta gama de atrações de entretenimento, gastronomia e eventos culturais e esportivos.
De acordo com Rafael Ahmed, diretor geral da Eco Jordão, o parque, antes uma praça pública, foi completamente revitalizado, preservando a beleza natural do Morro do Elefante e trazendo novas experiências aos turistas. “O Parque Capivari se tornou um polo multifuncional, indo além de um espaço temático, com diversas opções de lazer, gastronomia de qualidade e uma agenda de grandes eventos”, comenta Ahmed.
Entre as atrações mais destacadas está o primeiro teleférico misto da América Latina, com cabines abertas e fechadas, acessíveis a todos os perfis de visitantes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. “Trouxemos uma tecnologia de ponta, usada em 86% das estações de esqui ao redor do mundo, para oferecer uma experiência única no Brasil”, explica Rafael. Além do teleférico, o parque oferece uma roda-gigante, pedalinho, pista de patinação no gelo, trenó de montanha e muitas outras atrações que garantem entretenimento para toda a família.
A agenda de eventos é outro ponto forte do parque, com shows de artistas renomados como Marisa Monte, Titãs e Jota Quest, além de sediar o tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. O local também se tornou palco de competições esportivas de grande porte, como a corrida Track&Field e etapas de ciclismo de renome internacional.
Em 2023, o Parque Capivari alcançou um marco impressionante, recebendo mais de 3,2 milhões de visitantes, superando até mesmo grandes parques temáticos. Esse resultado se deve, em grande parte, à localização privilegiada e à variedade de atrações oferecidas. “Estamos muito satisfeitos com a resposta do público. O parque tem sido um grande atrativo tanto para turistas nacionais quanto internacionais”, celebra Ahmed.
Um dos diferenciais do parque é a presença de marcas renomadas no varejo, como Renner, que inaugurou a primeira loja em um parque do mundo, ocupando um espaço de 3 mil metros quadrados. “A Renner se tornou uma âncora importante para o Parque Capivari, atraindo visitantes em dias mais tranquilos e movimentando o comércio local”, destaca o diretor.
Natal no Parque Capivari
Com o sucesso da alta temporada de inverno, o Parque Capivari se prepara para mais um grande evento: o Natal. A partir de novembro, o parque será transformado em um verdadeiro espetáculo natalino, em parceria com a Maurício de Sousa Produções, trazendo a temática da Turma da Mônica. Entre as principais atrações estarão uma Mônica gigante, com 6 metros de altura, e uma árvore de Natal de 15 metros, que apresentará um show de som e luzes a cada 30 minutos.
Além disso, o parque contará com neve artificial, espetáculos de Natal com alunos da Fundação Lia Maria Aguiar, e a presença de Papai Noel e dos personagens da Turma da Mônica para interagir com o público. “Estamos confiantes de que o Natal deste ano será um grande sucesso, trazendo ainda mais visitantes e proporcionando momentos inesquecíveis para as famílias”, afirma Ahmed.
Parceria especial
Para anunciar as novidades aos operadores parceiros, a Comtur de Campos do Jordão, em parceria com a Eco Jordão, promoveram um encontro na Maurício de Souza Produções nesta terça-feira (1), a fim de imergir os convidados na proposta natalina do evento. Os participantes, além de assistirem a uma apresentação sobre os produtos disponíveis no destino e nos eventos planejados na cidade, também puderam participar de um tour e conhecer o processo de produção dos quadrinhos da Turma da Mônica.
O momento se tornou ainda mais especial com a interação com os personagens da turminha, que estavam caracterizados com roupas natalinas. O ponto alto do encontro contou com a presença de Maurício de Souza, que recebeu e tirou fotos com os convidados.
Ao fim do evento, os presentes concorreram a sorteios, inclusive de pacote de fim de semana em Campos do Jordão, com direito a hospedagem e atrações com direito a acompanhante.
Agenda