O Malta International Contemporary Art Space (Micas), o primeiro museu do país dedicado à arte contemporânea, está prestes a abrir suas portas em outubro de 2024, apresentando um dinâmico programa de exposições inaugural. A renomada artista de instalação portuguesa Joana Vasconcelos liderará a abertura, seguida por exposições que mostram obras notáveis de artistas como Milton Avery e Reggie Burrows Hodges, entre outros.
Localizado dentro do Ospizio restaurado, uma fortaleza histórica do século XVII com vista para o Marsamxett Harbour e a capital Valletta, o Micas se estende por impressionantes 8.360 metros quadrados (90.000 pés quadrados). O museu em Malta inclui 1.400 metros quadrados de espaço interno para galerias (15.070 pés quadrados), jardins de escultura ao ar livre, fortificações restauradas, uma loja e um café. O programa inaugural enfatiza qualidade e diversidade, com o objetivo de elevar a presença de Malta no cenário artístico global.
Confira abaixo a programação de exposições no Malta International Contemporary Art Space (Micas):
Joana Vasconcelos
Outubro de 2024 – Março de 2025
A exposição de abertura apresentará uma variedade de obras de Vasconcelos que exploram temas de domesticidade, espiritualidade e política de gênero. Instalações importantes como Árvore da Vida, Jardim do Éden e Valkyrie Mumbet serão destacadas, mostrando seu uso de materiais cotidianos para criar arte monumental.
Malta em Foco
Maio de 2025 – Agosto de 2025
Esta exposição curada mostrará os principais artistas contemporâneos de Malta, apresentando suas obras em todos os espaços da galeria sob o tema do espaço imaginado. Os artistas em destaque incluem Caesar Attard, Austin Camilleri, Joyce Camilleri e Anton Grech.
Milton Avery e sua Influência na Arte Contemporânea
Outubro de 2025 – Janeiro de 2026
Destacando o legado do colorista americano Milton Avery, esta exposição fará uma justaposição entre suas obras e as de artistas contemporâneos influenciados por sua abordagem única em relação à cor e forma, incluindo Harold Ancart, March Avery, Gary Hume e Nicolas Party.
Reggie Burrows Hodges
Fevereiro de 2026 – Junho de 2026
Esta exposição solo do Reggie Burrows Hodges apresentará novas pinturas que exploram identidade, comunidade e memória, empregando uma técnica distintiva que enfatiza o espaço negativo e a encenação dramática.
Exposição em Grupo Explorando a Posição Geográfica de Malta
Julho de 2026 – Setembro de 2026
Esta exposição examinará a rica história cultural de Malta como um ponto de encontro entre a África, a Ásia e a Europa, apresentando obras de artistas conectados a essa narrativa histórica.
Programação Adicional
Além das principais exposições, o Micas oferecerá várias exibições de esculturas ao ar livre em seu extenso campus, incluindo um jardim de esculturas paisagísticas programado para abrir em 2026. Obras notáveis de artistas como Conrad Shawcross e uma peça recém-comissionada de Ray Pitre serão instaladas antes da abertura do museu.
Agenda