A SITA, em parceria com a IAWA (Associação Internacional de Mulheres na Aviação) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), realiza amanhã, dia 10 de outubro, em Brasília (DF), o evento Voando Mais Alto – Asas Para Todos. O encontro, marcado para as 10h, tem como principal objetivo debater e incentivar a inclusão das mulheres no setor aéreo, um espaço ainda em processo de transformação. Com mais de 400 participantes em edições anteriores, o evento é parte de um esforço contínuo para ampliar a participação feminina em cargos de liderança e inspirar novas gerações.
Cristiane Dart, vice-presidente de Comunicação e Marketing da IAWA e gerente sênior de marketing da SITA nas Américas, mediará um dos painéis do encontro. “Atuando há mais de 20 anos na aviação, vejo que a inclusão de mulheres no setor vem crescendo gradativamente, mas ainda há muito a ser feito. Dados da IAWA mostram que apenas 30% das mulheres acreditam serem capazes de ocupar cargos de liderança na indústria. O programa Voando Mais Alto traz essas questões ao debate, incentivando-as a romper com essas limitações”, destaca Cristiane.
O evento contará com dois painéis principais: Desafios da Inclusão e Progressão de Carreira. Esses painéis são parte do programa Asas Para Todos, iniciativa da ANAC que visa promover a diversidade e inclusão na aviação civil. A diretora mais recente da ANAC, Mariana Altoé, que atua como gerente do subprograma Mulheres na Aviação, enfatiza a importância do evento: “Queremos mostrar às mulheres que elas podem, sim, ocupar cargos de liderança na aviação. É essencial ter exemplos femininos para inspirar e motivar novas gerações a ingressarem nas várias carreiras que a aviação oferece”, reforça Mariana.
O evento também contará com a presença de profissionais de diversas associações e entidades do setor, como ABEAR, ALTA, IATA, Ministério do Turismo e Inframérica, fortalecendo o debate sobre inclusão e a progressão de carreira para as mulheres na aviação.