Alagoinhas foi apresentado na noite a última quarta-feira (16), no Hotel Absolar, na zona turística Caminhos do Sertão. O evento contou com a presença de autoridades, empresários e jornalistas, e está previsto para ocorrer de 12 a 17 de novembro.

Nesta segunda edição, o festival contará com o Congresso (CONIB) e o Concurso Internacional de Cervejas do Brasil (Brazilian International Beer Awards – BBA), que se destaca como a maior competição de cervejas da América Latina, com amostras de 30 países já confirmadas. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com a consultoria da empresa Sol Eventos. A programação inclui ainda a exposição de marcas premiadas, um concurso gastronômico e atrações musicais.

“O Bahia Beer ganhou caráter internacional, visando projetar Alagoinhas e sua posição de maior produtor de cerveja do Norte e Nordeste para o mundo. É um evento que associa turismo e negócios, gerando receita e empregos, com a expectativa de atrair milhares de visitantes”, declarou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.

“O apoio do Governo do Estado é essencial para a realização do festival, pois proporciona estabilidade e assegura a continuidade do evento nos próximos anos. Em 2023, a festa cervejeira já foi um sucesso, e estamos confiantes de que este ano será ainda melhor”, completou o prefeito Joaquim Neto.

Fabrício Dias, produtor de cerveja artesanal com fábrica em Alagoinhas, celebra os resultados da primeira edição do evento. “Quando comecei a produzir cerveja, há quatorze anos, poucos sabiam o que era cerveja artesanal. O Bahia Beer deu visibilidade ao produto, alcançando mercados nacional e internacional. Estou colhendo os frutos da edição do ano passado e, atualmente, vendo mil litros de cerveja por mês, enquanto antes esse número não passava de 300 litros. Recebo pedidos, principalmente, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul”, relatou.