No dia 26 de outubro, Gravatá, em Pernambuco, se transforma em um verdadeiro palco da cultura alemã com a 2ª edição da Oktober Gravatá. O evento, parte do projeto Tardes no Polo, promovido pela Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, acontecerá no Polo Moveleiro, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A festividade, que vai das 16h às 21h, celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil, com o apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife.

A programação promete diversão para todas as idades, com uma área de recreação infantil especialmente preparada para garantir o entretenimento seguro das crianças. Para os adultos, o destaque será a exibição e venda de cervejas artesanais, além de um desfile germânico e uma série de shows musicais. Os visitantes também poderão aproveitar exposições de móveis, artesanato, decoração e moda local, enquanto desfrutam da culinária gravataense, que confirma o município como um polo gastronômico de Pernambuco. Restaurantes e bares locais vão oferecer cardápios temáticos inspirados na cultura alemã.

A Rua Duarte Coelho, que será o palco do evento, contará com três palcos para apresentações musicais, trazendo uma diversidade de gêneros que vão do jazz ao pop nacional, além do tradicional forró pé de serra. Intervenções musicais itinerantes, como o “german jazz”, também farão parte da atmosfera típica da festa.

De acordo com o secretário de Turismo de Gravatá, Marllon Lima, o projeto Tardes no Polo tem um impacto significativo na economia local, com um aumento considerável no número de visitantes e nas vendas do Polo Moveleiro e de seus arredores. “Os restaurantes e lojas recebem um volume maior de clientes, o que confirma a relevância do evento para o fortalecimento do turismo”, comenta Lima. Ele destaca ainda a importância da Oktober Gravatá para consolidar a cidade como um destino de celebração das tradições germânicas e de outras culturas europeias, como a suíça, que já faz parte da identidade turística local.

A Oktober Gravatá conta com o apoio de diversas empresas e instituições locais, como Auto Nunes, Everest Academia, Alloc Locações para Eventos, Lunna Ginástica Artística e Clínica de Cavalos. No desfile germânico, participam a Alma Núcleo de Dança, Netto Escola de Música, Sociedade Musical XV de Novembro e Mowa Escola de Dança.