Fortaleza (CE) – A Paraíba marcou presença no Brazil Travel Market (BTM), reafirmando sua posição como um dos destinos turísticos em ascensão no Brasil. Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a participação na feira é estratégica para ampliar o relacionamento comercial e fortalecer a imagem da Paraíba no setor. “O BTM é uma feira comercial de turismo que nos garante relacionamento efetivo, ampliando a visibilidade do destino e promovendo as nossas regiões turísticas”, destacou Fernandes.

Entre os destaques da Paraíba no BTM estão os novos roteiros e rotas turísticas, como o projeto “Paraíba no Cinema”, que explora as paisagens locais sob uma nova perspectiva. A Paraíba, segundo Fernandes, vive seu “melhor momento no turismo”, resultado de um investimento maciço em promoção e estruturação de novos atrativos e serviços. “Esse momento só é possível quando há investimento pesado em divulgação e infraestrutura. Por isso, temos vários roteiros e serviços sendo comercializados no evento”, afirmou ele.

O Nordeste se mantém como um importante mercado emissor para a Paraíba, com destaque para estados como Ceará, Pernambuco e Bahia. Além disso, centros emissores nacionais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília também têm contribuído significativamente para o fluxo turístico do estado.

A expectativa para a alta temporada de 2024 e 2025 é de recordes históricos, impulsionada pelo crescimento contínuo no setor. “Estamos projetando mais uma alta temporada histórica, com ampliação do fluxo de turistas e faturamento em alta”, afirmou Fernandes, que ainda destacou o crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano anterior.

A infraestrutura hoteleira também está se expandindo. O Polo Turístico Cabo Branco, atualmente em construção, será uma das grandes novidades do estado. O projeto contará com 11 mil novos leitos, incluindo o Tauá Resort, que já está comercializando o réveillon de 2026. “A Paraíba será uma antes e outra depois do Polo Turístico Cabo Branco”, frisou Fernandes, ressaltando que o estado caminha para um novo patamar de desenvolvimento turístico com a entrega das primeiras fases do projeto prevista para o segundo semestre de 2025.

A reportagem do Brasilturis viaja a convite da BBC Eventos e com proteção Affinity Seguro Viagem.