Enquanto a Bahia se destaca na atração de turistas estrangeiros, superando a média nacional, foi lançado, no último sábado (26), no Cine Glauber Rocha, em Salvador, o documentário “Afro: Das Origens aos Destinos”. Produzido pela Embratur, o filme explora a riqueza da cultura, gastronomia e religiosidade de matriz africana presentes no estado, que atraem cada vez mais visitantes internacionais.

A produção contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), que tem promovido ações voltadas para o fortalecimento do afroturismo, como o projeto Agô Bahia, que valoriza os terreiros de candomblé, capacita baianas de acarajé e apoia eventos do setor.

“Colocamos o afroturismo como uma prioridade em nossa promoção no exterior. O objetivo é que o filme seja exibido em todas as feiras internacionais, servindo como uma ferramenta de divulgação do Brasil no mundo”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“O documentário reflete os esforços do Governo da Bahia para desenvolver um dos segmentos turísticos mais enriquecedores do estado. Continuaremos a estabelecer parcerias com as comunidades afro, respeitando a ancestralidade e incentivando o empreendedorismo”, acrescentou Juliana Araújo, diretora de Qualificação da Setur-BA.

Além das iniciativas voltadas ao afroturismo, na última semana, a Setur-BA apoiou eventos que movimentaram três zonas turísticas, combinando atividades corporativas e de lazer.

Na Baía de Todos-os-Santos, 1.200 profissionais da saúde participaram do 1º Congresso Norte e Nordeste de Casos e Terapias Individualizadas (Connecti), realizado no Hotel Deville Prime, em Salvador. A capital também sediou o 38º Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, no Centro de Convenções da Boca do Rio, que reuniu 1.800 pessoas em 48 horas de programação intensa.

Em Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, o 31º Matercon Brasil atraiu 1.400 empresários do setor de materiais de construção, que se reuniram por quatro dias no Hotel Iberostar para discutir inovações.

Já em Irará, nos Caminhos do Sertão, a 5ª Feira Agroecológica e Solidária atraiu centenas de visitantes, oferecendo exposições, apresentações culturais e a venda de produtos regionais.