Em um movimento marcante para o turismo brasileiro, o país entrou para a lista dos 15 maiores mercados de viagens do mundo, segundo o Global Travel Market Report 2024, divulgado pela consultoria norte-americana Phocuswright. Com esse avanço, o Brasil superou a região da Escandinávia, que detinha a 15ª posição até o ano passado, e destacou-se ao lado do México, que alcançou o 11º lugar entre os países latino-americanos. O País tamb[em está renovando sua cooperação turística com países lusófonos.
As viagens domésticas no Brasil também registraram um aumento significativo. Dados da agência de viagens online Hurb mostram que, este ano, a venda de pacotes nacionais foi 75,6% superior à venda de pacotes para destinos internacionais. Esse crescimento reflete o interesse crescente dos brasileiros por explorar destinos locais, impulsionado por investimentos no setor e por uma maior valorização das experiências regionais.
O desempenho do turismo brasileiro no cenário mundial acompanha o crescimento do mercado global, liderado por países como Estados Unidos, China e Japão. Os Estados Unidos, por exemplo, mantêm-se como o principal mercado, seguidos por potências econômicas que, segundo o relatório da Phocuswright, se beneficiaram da valorização cambial e de fortes investimentos no setor. Nesse cenário, a Espanha destacou-se com um crescimento de 40%, enquanto Alemanha, Reino Unido, França e Itália também apresentaram ganhos notáveis.
Por outro lado, a Rússia sofreu um revés em sua posição no ranking, caindo cinco lugares devido aos impactos da guerra com a Ucrânia, mas ainda mantém-se à frente do Brasil, ocupando o 14º lugar.
O turismo brasileiro também registrou crescimento recorde em 2024, conforme dados da Polícia Federal e do Banco Central. Apenas no primeiro semestre, mais de 3,5 milhões de estrangeiros visitaram o país, uma alta de 9,7% em relação ao mesmo período de 2023. Os gastos desses visitantes chegaram a R$20,9 bilhões, o maior montante já registrado, representando um aumento de 15,6% em comparação ao primeiro semestre do ano anterior.
Em maio de 2024, o Fórum Econômico Mundial posicionou o Brasil como líder da América Latina em turismo, colocando-o na 26ª posição global no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo. O estudo destacou a diversidade de recursos naturais e culturais como trunfos essenciais para o crescimento sustentável do turismo brasileiro.
Metas e perspectivas do Plano Nacional de Turismo 2024-2027
O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, anunciado pelo ministro Celso Sabino, traça objetivos ambiciosos para o futuro do setor no país. O projeto pretende consolidar o Brasil como o principal destino da América do Sul até 2027, impulsionando o turismo como um motor de geração de empregos e desenvolvimento sustentável. Entre as metas, destacam-se o objetivo de receber 8,1 milhões de turistas internacionais anualmente e de gerar US$8,1 bilhões em receitas provenientes desse público.
A inclusão do Brasil entre os principais mercados de viagens do mundo reflete o esforço crescente do país para consolidar-se como um destino de destaque internacional e tornar o setor um pilar estratégico de crescimento econômico. Com um cenário promissor e metas claras para os próximos anos, o turismo brasileiro desponta como um setor estratégico para a expansão da economia e para a projeção da imagem do Brasil no mundo.
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