BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Brasil renova cooperação turí­stica com paí­ses lusófonos

Na XII Reunião de Ministros do Turismo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em São Tomé e Príncipe, os estados-membros firmaram um novo compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo. O encontro teve como foco a conservação da biodiversidade e a inclusão socioeconômica, resultando na elaboração de um plano de ação para o período de 2024 a 2026. O Ministério do Turismo do Brasil marcou preseça.

Com o tema “Turismo Sustentável e Inclusivo: Desafios e Oportunidades”, a reunião contou também com representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O plano de ação, que está alinhado à Agenda 2030 da ONU, abrange iniciativas como a gestão ambiental das orlas costeiras e a promoção de atividades produtivas e criativas.

Entre as propostas discutidas, destaca-se a criação da Rede de Geoparques Unesco = na CPLP, visando a preservação e valorização do patrimônio geológico, natural e cultural da região. O documento também prevê a troca de experiências sobre práticas de acessibilidade e gestão de territórios turísticos, além do compartilhamento de guias sobre o tema.

Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, ressaltou a importância do Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para o desenvolvimento sustentável. Ela destacou que esse plano está em consonância com as diretrizes discutidas na reunião e que visa transformar o turismo em um motor de desenvolvimento, geração de trabalho e renda.

Sampaio mencionou ainda as recentes conquistas do Brasil, como a instalação do primeiro Escritório da ONU Turismo nas Américas e Caribe e a realização da Cúpula do G20 de 2024 e da COP 30 de 2025 em Belém (PA). “Reafirmo o compromisso em cooperar com a CPLP e colocamos à disposição todas as equipes técnicas do Ministério do Turismo. E os convido para conhecer o nosso país!”, completou.

O plano de ação também prioriza o compartilhamento de projetos de capacitação e a oferta de cursos para trabalhadores e empresários do setor. Além disso, serão promovidos encontros comerciais para estimular o empreendedorismo e investimentos, assim como a adoção de novas tecnologias nas empresas do segmento.

As ações incluem estratégias para aumentar a conectividade aérea e facilitar a circulação de turistas entre o Brasil e outros países, além de fortalecer a promoção multilateral de destinos. A criação de conteúdos digitais e o desenvolvimento de uma rota turística conjunta também fazem parte das iniciativas, que visam a troca de informações e monitoramento da atividade turística, facilitando a disseminação de legislações e regulamentos entre os países membros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Embratur e ANPTUR abrem edital para...

A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e...

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

IOF em pauta: edição de junho...

Edição de junho do Brasilturis Jornal abordou com exclusividade os impactos do aumento do IOF sobre o turismo emissivo e o trade corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS