O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) registrou um novo recorde, totalizando 171.314 empreendimentos formalizados em todo o Brasil, uma alta de 14% em comparação ao ano anterior, segundo levantamento do Ministério do Turismo. O setor, que inclui hotéis, restaurantes e guias, avança em busca de qualificação, especialmente na Região Norte, impulsionada pela preparação para a COP 30, que acontecerá em Belém (PA) em 2025.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o avanço na formalização no Norte, onde a adesão ao Cadastur subiu quase 45%, saindo de 8.271 empreendimentos registrados em 2023 para 11.981 neste ano. “O governo federal tem concentrado muitos esforços para potencializar o turismo em todo o país. Reflexo disso, é este número recorde no número de cadastros no Cadastur em todo o Brasil, e, em especial, o aumento expressivo na Região Norte é fruto dos investimentos e das ações que o Ministério do Turismo tem aportado na região que receberá a COP 30 no próximo ano”, afirmou Sabino.
A Região Sul também teve alta significativa de 17%, com o Paraná liderando as formalizações, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Enquanto isso, o Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste mantiveram crescimento mais modesto, com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais permanecendo como líderes no número total de prestadores cadastrados.
A regularização no Cadastur oferece vantagens aos empreendimentos, como acesso a financiamentos do Fungetur e capacitações do Qualifica Turismo, que abrangem desde cursos de inglês até atendimento inclusivo em libras. Além disso, com a recente atualização da Lei Geral do Turismo, novas entidades, como associações, passaram a ter acesso aos benefícios, resultando em 453 registros adicionais.
Agenda