A Delta Airlines lançou um novo e acessível mapa de voo, agora presente em mais de 650 aeronaves, incluindo aproximadamente 165 mil telas de entretenimento nos encostos dos assentos — a maior quantidade no setor. A atualização visa tornar a experiência de voo mais inclusiva para pessoas com baixa visão, com a aplicação de recursos de acessibilidade como imagens de alto contraste, paleta adaptada para daltônicos, ícones e textos maiores, entre outras funcionalidades que favorecem uma visualização mais clara e menos cansativa.

Ekrem Dimbiloglu, diretor geral de Experiência do Cliente, afirma que a inovação reflete o compromisso da Delta em proporcionar uma experiência acessível a todos os passageiros. “Ninguém conecta melhor o mundo do que a Delta”, disse Dimbiloglu. “Para realmente cumprir essa promessa, precisamos garantir que cada cliente possa se conectar com sua jornada de uma forma que aprimore sua experiência e faça com que se sintam valorizados e cuidados. Temos orgulho de ser a primeira companhia aérea a lançar essa tecnologia, estabelecendo o padrão para experiências de viagem inclusivas em todo o setor”.

Os principais recursos do mapa acessível incluem visuais de alto contraste, onde cores brilhantes sobre um fundo escuro ou em escala de cinza asseguram maior visibilidade e reduzem o esforço visual. A paleta adaptada para daltônicos utiliza padrões e texturas, além das cores, para diferenciar áreas e elementos no mapa. Textos e ícones foram ampliados, facilitando a leitura sem que o usuário precise esforçar a visão.

Outros aprimoramentos incluem a organização simplificada das informações, com destaque para países, fronteiras e principais cidades, visando uma navegação mais intuitiva. Os passageiros podem ainda ajustar o zoom conforme sua preferência. Para futuras atualizações, a Delta planeja adicionar narração por voz, que utilizará inteligência artificial para informar dados do voo e pontos de interesse durante a viagem.

O compromisso da Delta com a acessibilidade vem evoluindo constantemente. Em colaboração com o Conselho Consultivo sobre Deficiência da companhia e com o provedor FlightPath3D, a Delta desenvolveu e testou o novo mapa de voo com base em feedback de usuários com deficiência visual, garantindo que o produto final atendesse às necessidades específicas desse público. “Como pessoa com deficiência visual, é empolgante acompanhar que a Delta está tornando o mapa de voo mais acessível para usuários com baixa visão”, afirmou Thomas Panek, membro do conselho e presidente da Guiding Eyes for the Blind. “Ao tornar os mapas de voo mais acessíveis para usuários com baixa visão, a Delta está tornando a experiência melhor para todos os viajantes.”

Reconhecida pela inclusão de legendas em 100% de seus conteúdos audiovisuais e pelo aumento de 40% no conteúdo descrito em áudio no último ano, a Delta reafirma sua missão de tornar as viagens cada vez mais acessíveis e inclusivas para todos.