São Paulo (SP) – Uma imersão na cultura da Coreia do Sul aconteceu nesta quinta-feira (21) para agentes, operadores de viagens e influencers no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. A intenção foi mostrar as belezas e maravilhas do país para converter vendas e aumentar o número de turistas.
“É um mercado emergente, ainda no começo, mas todos os números indicam que vai crescer muito. Existe, hoje, um grande interesse dos brasileiros em relação à Coreia. Diria que, neste momento, esse interesse está muito ligado ao ‘Korea Wave’, ou ‘onda coreana’, que inclui a cultura contemporânea do K-pop, além de uma forte ênfase no bem-estar e na saúde, aspectos que também fazem parte das vertentes do turismo no país”, explicou em entrevista ao Brasilturis, Lawrence Reinisch, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Capital Marketing.
O turismo de brasileiros na Coreia do Sul está em uma crescente, no ano de 2023 foram aproximadamente 25 mil turistas oriundos do Brasil. No ano corrente, até o mês de outubro já foram mais de 30 mil visitantes. A expectativa é que esses números aumentem pela diversidade de opções culturais e gastronômicas.
“Tenho a grata alegria de dizer que chegamos a dezembro com cerca de 30 mil viajantes brasileiros na Coreia entre janeiro e outubro, superando em mais de 30% o número de visitantes de 2023. Estamos em rota de ultrapassar, muito em breve, o recorde histórico pré-pandêmico”, comemorou Jeff Santos, head de Marketing do Korea Tourism Organization.
Para visitar o país é necessário o Visto K-ETA, é possível fazer pela Internet e a permissão sai em aproximadamente 24 horas. São dois os principais aeroportos, Incheon International Airport e Jeju International Airport. São diversas opções de hospedagem, entre redes hoteleiras internacionais e nacionais, se destacam as “hospedagens diferenciadas”, que são os imóveis típicos da Coreia.
O país tem diversidade de pacotes para agradar todo o tipo de desejos dos visitantes. A viagem de “bem-estar” é comumente hospedada em templos e conta com SPA, massagens, terapias com chás e cuidados faciais.
“Estamos trabalhando bastante o conceito de wellness (bem-estar), que abrange tanto a alimentação quanto os métodos tradicionais de medicina utilizados na Coreia. Além disso, o país se destaca na área de cosméticos, com uma indústria fantástica de cuidados estéticos. A Coreia está mostrando ao mercado brasileiro um vasto leque de possibilidades, desde saúde e beleza até práticas tradicionais”, comentou Reinisch.
Para viagens em família, tem programas para conhecer a história e cultura coreana em templos reais, patrimônios UNESCO e Vilas Hanok. A Korean Wave é para todo tipo de público com atrações como shows, filmes e museus modernos. Para cuidar do corpo, tratamento de pele, maquiagem, manicure e “hair styling” para os turistas.
Outro detalhe interessante são as estações do ano, o que torna o país destino para o ano todo. “Uma característica muito interessante da Coreia é a diferença marcante entre as estações do ano. A primavera é cheia de flores, o verão é quente e úmido, com muita energia nas ruas, o outono traz tons belíssimos de vermelho e amarelo, e o inverno é branco de tanta neve, ideal para esportes de inverno. É como se fossem quatro países diferentes ao longo do ano, com opções de lazer para cada estação. No verão, há mergulho; no inverno, esportes na neve como esqui e snowboard. Além disso, o taekwondo, esporte nacional da Coreia, está começando a ganhar espaço no Brasil, muito influenciado pela cultura pop. E, para os amantes de trilhas, o país impressiona pela quantidade e qualidade dos roteiros disponíveis”, finalizou Reinisch.
As preciosidades que o país coreano oferece são muitas, as Vilas Hanok são patrimônio histórico e cultural, a natureza oferece montanhas, vale de gelo Cheongsong, Campos de Junco Suncheon e o Jindo Miracle SeaRoad, que só aparece uma vez ao ano quando abaixa o nível do mar. Há diversidade de artes, incluindo já conhecidas pelos brasileiros, como o K-pop e Taekwondo. Também houve apresentação de Buchaechum e Salpurichum aos presentes no evento. O país também é conhecido pelos festivais, acontecendo um por semana praticamente.
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