São Paulo – Durante o segundo dia da Expo Abla 2024, Leonardo Soares, coordenador Geral da UniAbla, destacou o papel estratégico da educação e qualificação profissional para fortalecer o mercado de locação de veículos. A entidade, braço educacional oficial da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), tem investido em iniciativas que buscam democratizar o acesso ao conhecimento técnico e aprimorar as operações no setor.

“A necessidade que as locadoras têm de qualificar os empresários e os profissionais desse mercado é enorme. A UniAbla atua hoje com basicamente três frentes diferentes: os cursos presenciais, que acontecem em várias capitais do país com temas diversos; uma plataforma EAD, chamada UniAbla Plus, lançada em setembro; e os cursos em conjunto. A UniAbla é a única estrutura oficial de treinamento da Abla”, afirmou Soares.

Os treinamentos da UniAbla são elaborados para atender diretamente as demandas das locadoras, com temas que vão desde mobilidade até os desafios operacionais diários. “Ela nasceu dentro da Abla e trabalha para atender exclusivamente os associados. Nosso foco não é genérico. Ele é específico, voltado para as necessidades das locadoras”, explicou.

Em 2024, a UniAbla ofereceu 19 cursos presenciais em diversas capitais, abordando temas essenciais como precificação, gestão, trânsito, técnicas de negociação, vendas e reforma tributária. “Esses cursos ajudaram a qualificar muitos empresários e profissionais do setor”, destacou Soares, ressaltando o impacto positivo da iniciativa.

Outro destaque foi a UniAbla Plus, plataforma de ensino a distância que segue um modelo inspirado na Netflix. “É uma plataforma que permite aos associados assinarem e escolherem um número de acessos para seus colaboradores”, disse. Com oito cursos disponíveis, a ideia é adicionar de um a dois novos conteúdos por mês. As trilhas de aprendizado incluem áreas como gestão, comercial, jurídica, operacional e de mercado.

Soares também enfatizou a flexibilidade e a personalização da plataforma: “Um dos principais diferenciais da UniAbla Plus é a possibilidade de personalizar o aprendizado. O empresário pode ter uma visão de 360 graus do negócio, enquanto um profissional específico, como alguém da área de marketing ou atendimento, pode se aprofundar em temas diretamente relacionados à sua função.”

Além disso, os cursos da UniAbla Plus são acessíveis financeiramente, oferecendo uma alternativa competitiva diante de outras opções do mercado. “Quanto mais conteúdos incluirmos na plataforma, mais barata ela se tornará para os usuários. É um desenvolvimento contínuo que beneficiará cada vez mais o setor”, concluiu Soares.

Com a expansão das iniciativas de qualificação para 2025, a UniAbla reforça seu compromisso com o fortalecimento do mercado de locação de veículos, promovendo capacitação técnica e inovação para atender às demandas de um segmento em constante evolução.