São Paulo (SP) – Impulsionada por um investimento de US$ 50 milhões da Vitruvian Partners para o mercado latino-americano, a Civitatis, plataforma especializada em tours, atividades e experiências de viagem, está reforçando sua presença no Brasil. Durante sua breve presença na capital paulista, Enrique Espinel, COO da Civitatis, detalhou as estratégias para o mercado nacional, que incluem ampliação de parcerias, desenvolvimento tecnológico e foco na personalização de experiências para o viajante brasileiro. O executivo também aproveitou para apresentar Alexandre Oliveira, novo Country Manager, ao trade turístico brasileiro.

“O futuro é 100% brasileiro”, declara Espinel, que reafirma a relevância do mercado nacional para o crescimento da empresa. Segundo ele, o Brasil apresenta uma grande oportunidade na categoria de tours e atividades, componente mais importante de quase todas as viagens de turismo de lazer. “Os brasileiros valorizam experiências em seu idioma e adaptadas às suas necessidades. Temos mais de 1,3 mil atividades em 140 destinos nacionais e queremos ampliar essa oferta, atendendo tanto o turismo doméstico quanto o internacional”, explica.

Entre as iniciativas recentes está a colaboração com o Rappi e a Nomad, que integra produtos da Civitatis ao Nomad Marketplace e lançou a ferramenta Nomad Dólar no mesmo dia. Além de expandir o catálogo e parcerias estratégicas no Brasil, Espinel ressaltou o trabalho contínuo da Civitatis para garantir qualidade e relevância nas atividades oferecidas. “Somos extremamente seletivos com os fornecedores. Cada experiência é curada e revisada constantemente, para que o cliente tenha a melhor opção disponível”, comenta o COO, frisando que a simplicidade e a confiabilidade da plataforma são pontos-chave para agências e viajantes.

Além disso, Espinel reforça a que, embora a empresa atue globalmente em mais de quatro mil destinos, o Brasil é um dos poucos países onde há a oportunidade de consolidar uma liderança clara. “Não há um player focado exclusivamente em tours e atividades com o nosso nível de curadoria. Nosso objetivo é construir produtos adaptados ao cliente brasileiro, que busca simplicidade na organização de viagens, mesmo com a alta competitividade e a dinâmica de preços do mercado”, explicou Oliveira.

Nesse aspecto, o executivo salienta que a Civitatis pretende manter seu foco exclusivo em tours e atividades, evitando a diversificação para segmentos como voos e hotéis. “Nosso diferencial é a previsibilidade e a usabilidade da plataforma, que permite ao usuário organizar sua viagem de maneira simples, com roteiros ajustáveis e informações claras. Poderíamos muito bem expandir para outros segmentos, mas queremos ser os melhores em atividades e experiências, não podemos perder o foco”, pontua Espinel.

A empresa também aposta no canal B2B, oferecendo integração tecnológica para operadoras e agentes de viagens. Oliveira enfatizou que essa frente, iniciada há dois anos, está ganhando força. “Já contamos com uma base sólida de parceiros no trade, e o objetivo é continuar avançando com soluções que atendam às necessidades desse público, como sistemas de cashback e marketplace de pontos e milhas.”

Perspectivas

Com mais de 15 milhões de viajantes atendidos anualmente no mundo todo e crescimento de dois dígitos no Brasil nos últimos anos, a expectativa para 2025 é consolidar a posição no mercado. Oliveira destaca ainda a necessidade de expandir a equipe local, atualmente com 12 colaboradores dedicados exclusivamente ao Brasil, número que deve crescer nos próximos anos em função da alta demanda e do potencial de crescimento do mercado nacional.

Além do turismo internacional, Espinel reforça que oo aumento das viagens domésticas, impulsionado pela alta do dólar, é uma oportunidade que a Civitatis está pronta para aproveitar. “Nosso modelo de negócios permite flexibilidade e escalabilidade. Não precisamos de grandes ativos, mas apostamos na curadoria para nos destacarmos em um mercado extremamente competitivo.”

“Temos os pilares certos: um portfólio robusto, tecnologia de ponta, uma equipe talentosa e uma base de clientes fiel. Estamos preparados para crescer organicamente e sustentar esse ritmo nos próximos anos”, declara Oliveira. “Estamos prontos para decolar em 2025”, conclui.