A Embratur divulgou, nesta quarta-feira (4), os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas mais bem-sucedidas de sustentabilidade no setor de turismo. O concurso, organizado pelo EmbraturLAB – laboratório de inovação da Agência –, contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo. O objetivo é valorizar práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.

A iniciativa também fomentou a sinergia entre destinos turísticos e empresas, incentivando a colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Vale dizer que a agência também detalhou estratégias globais e projetos para 2025 no Summit Piauí.

“Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de iniciativas em todo o Brasil”, conta Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Diante desse cenário, é fundamental que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”, complementa.

Categorias e Avaliação
As candidaturas foram avaliadas com base em três dimensões do ESG:

  • Ambiental (E): Mudanças climáticas, poluição, biodiversidade e recursos naturais.
  • Social (S): Direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança, impacto comunitário.
  • Governança (G): Estrutura corporativa, gerenciamento de riscos, adesão ao Pacto Global da ONU e/ou Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo, certificações e premiações.

Premiação
Os vencedores receberão benefícios como:

  • Consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG.
  • Participação em campanhas de marketing e promoção internacional do Brasil.
  • Criação de um Comitê ESG para ampliar a visibilidade e credibilidade de suas ações.

Os projetos vencedores também serão documentados em vídeos, destacando as iniciativas e ampliando sua visibilidade no mercado.

Resultados e Processo Seletivo
Nesta edição, foram selecionados quatro projetos devido a um empate técnico. Antes disso, 10 experiências foram escolhidas para o Pitch Day virtual, realizado em 26 de novembro, entre as 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas.

Confira os vencedores:

1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.
2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.
3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).